Ciclismo - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Ciclismo

Pré-requisitos: Demonstrar que sabe andar de bicicleta, fazendo 1 (um) percurso estabelecido pelo examinador, com o mínimo de quinhentos metros.

 

  1. Demonstrar conhecimento sobre a mecânica das bicicletas.
  2. Apresentar as regras de segurança e o Código de Trânsito para ciclistas, tanto na cidade como no campo.
  3. Participar de 1 (um) evento de ciclismo (em asfalto ou trilha) promovido por uma entidade oficial (confederação, federação, liga, órgãos do governo, fundações municipais de desportos, etc.) de pelo menos quinze quilômetros ou participar de 1 (um) passeio ciclístico, em sua cidade, de pelo menos quinze quilômetros.
  4. Saber efetuar reparos e regulagens em sua bicicleta, tais como: encher pneu, tirar e encaixar a roda do garfo dianteiro, trocar câmaras, etc.
  5. Apresentar uma palestra ilustrada sobre os equipamentos e acessórios de segurança, bem como sua importância, previstos no código de trânsito.
  6. Organizar uma atividade ciclística, levando em conta os aspectos de segurança, escolha dos percursos, equipamentos e acessórios obrigatórios, material e equipamento de primeiros socorros, etc.
Níveis da Especialidade
Nível I 2 itens
Nível II 4 itens
Nível III 6 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content