Churrasco - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Churrasco

  1. Realizar 1 (um) churrasco completo para a matilha/patrulha ou matilha com a presença de seu examinador.
  2. Elaborar uma lista completa dos itens necessários para 1 (um) churrasco (carnes, refrigerantes, temperos, acompanhamentos, etc.) para 1 (um) determinado número de pessoas acordado com seu examinador.
  3. Realizar uma visita a uma churrascaria e 1 (um) açougue de sua cidade e identificar o que aprendeu, incluindo os métodos adotados e informações interessantes do local escolhido.
  4. Informar, através de ilustração, onde ficam localizados (nos bovinos, suínos e aves), os principais cortes para churrasco, tais como costela, picanha, cupim, etc.
  5. Apresentar 1 (um) trabalho ilustrado, demonstrando as formas de preparo e técnicas utilizadas em alguns lugares do mundo, e informar como a palavra churrasco é escrita em pelo menos 5 (cinco) idiomas diferentes.
  6. Relatar quais os tipos de fogo que podemos utilizar no churrasco, e como isso pode interferir no paladar da carne, bem como as regras de segurança para lidar com o fogo.
  7. Informar quais os cortes mais comuns utilizados pelos brasileiros, e listar 3 (três) tipos de tempero utilizado nas carnes.
  8. Demonstrar como devemos espetar as carnes com segurança, e qual a forma correta de colocar o espeto ou grelha na churrasqueira, bem como sua limpeza.
  9. Demonstrar as técnicas de segurança para manusear as facas do churrasco, como afiá-las e informar quais facas são utilizadas para os cortes da carne.
Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content