Grupos de Trabalho - CAN - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Grupos de Trabalho – CAN

Confira aqui os Escopos de Projeto completos dos atuais Grupos de Trabalho (GTs) do Conselho de Administração Nacional (CAN).

Grupo de Trabalho de Diversidades e Inclusão (GTDI)

Tomando por base a natureza plural da instituição e as atribuições deliberativas em nível estratégico do CAN, o principal objetivo deste GT, na perspectiva trabalhada neste documento, será a de transformar a oitiva aos associados, a movimentação da sociedade brasileira e mundial, os valores escoteiros, as boas práticas adotadas por outros níveis do escotismo mundial ou de instituições da sociedade civil e os posicionamentos e orientação de especialistas e acadêmicos, em propostas de políticas e diretrizes, fundamentadas e palatáveis com vistas à otimização do debate e na tomada de decisão do CAN. Nesse processo, serão seguidos os valores institucionais presentes no Planejamento Estratégico (2016-2021), principalmente os de Diversidade e Inclusão.

Coordenação: Aldenise Cordeiro Santos.

Integrantes: Aldenise Cordeiro Santos, Carlos Magno Torres, Claucio da Silva Mendes, Rafael Fagundes Cavalcanti, Robson Alexandre de Moraes e Felipe da Silveira Bertoglio.

Além dos(as) conselheiros(as) nacionais, este GT conta com a participação de convidados externos ao CAN.

Atas do GTDI

Grupo de Trabalho de Estudos sobre Castorismo (GTEC)

Objetivos do GT: Analisar o documento remetido ao Conselho de Administração Nacional sobre Castorismo; Apreciar posição de especialistas em infância, externos ao Movimento Escoteiro, acerca do tema; Apreciar demais experiências com crianças em idade inferior a 6,5 anos desenvolvidas por outras Organizações Nacionais Escoteiras, vinculadas à Organização Mundial do Movimento Escoteiro; Dialogar com entidades mantenedoras de UELs que que têm experiências com faixas etárias inferiores a 6,5 anos, bem como com pais/mães/responsáveis legais por crianças que tiveram vivências com o programa castor; Contribuir com os trabalhos da área de Métodos Educativos em relação às discussões sobre a atualização do Projeto Educativo e do Programa Educativo; Promover seminários online abertos aos associados sobre o tema e; Emitir parecer a respeito da possibilidade de trabalho com a faixa etária inferior a 6,5 anos.

Coordenação: Robson Alexandre de Moraes.

Integrantes: Carlos Magno Torres, Daniela de Oliveira Rodrigues Gomes, Dayanna Cristine Gomes Rosa Bezerra, Ilka Denise Rossetto Gallego Campos, Renato Wanderley Breneizer, Robson Alexandre de Moraes, Sarah Raquel Loureiro do Amaral, Celso Thadeu Carneiro de Menezes e Pedro Henrique de Oliveira e Silva Brito.

Além dos(as) conselheiros(as) nacionais, este GT conta com a participação de convidados externos ao CAN.

Atas do GTEC

Grupo de Trabalho de Atualização da Política de Relações Internacionais (GTAPRI)

O objetivo do GTAPRI é desenvolver e apresentar uma proposta de texto de Política Nacional de Relações Internacionais, conforme previsão do Planejamento Estratégico 2016-2021.

Coordenação: Adrian Cordeiro do Nascimento.

Integrantes: Aldenise Cordeiro Santos, Amanda Broholka Martins, Eduardo Matos de Oliveira, Felipe da Silveira Bertoglio, Fernanda Cristina Santos Soares, Jonathan Hugh Govier, Lidia Sadako Minamizaki Ikuta, Matheus Valois Serra, Patrícia Ramalho Diniz e Rafael Fagundes Cavalcanti.

Além dos(as) conselheiros(as) nacionais, este GT conta com a participação de convidados externos ao CAN.

Atas do GTAPRI

Grupo de Trabalho sobre a Contribuição Associativa (GTCA)

O objetivo do GTCA é estudar alternativas para tornar a contribuição associativa anual mais acessível aos associados e associadas, vinculando-a a estratégias  de manutenção de vínculo associativo e de crescimento. Tais alternativas serão apresentadas à associação, seguindo os valores institucionais que constam no Planejamento Estratégico 2016-2021 dos Escoteiros do Brasil, especificamente o de transparência.

Coordenação: Renato Wanderley Breneizer.

Integrantes: 

Aldenise Cordeiro Santos, Alexandre Buzzi Braga, Cláucio da Silva Mendes Daniela de Oliveira Rodrigues Gomes, Fabio Gomes da Silva, Renato Wanderley Breneizer e Séris Aparecida Zwierzykowski Vosgerau.

Além dos(as) conselheiros(as) nacionais, este GT conta com a participação de convidados externos ao CAN.

Atas do GTCA

Grupo de Trabalho de Espaços Seguros (GTES)

Objetivos do GT: A finalidade do Grupo de Trabalho é elaborar a Política de Espaços Seguros dos Escoteiros do Brasil, visando a realização de seus objetivos estratégicos e as determinações da OMME de que todas as Organizações Escoteiras Nacionais tenham uma Política de Safe from Harm, adotando a do nível mundial ou elaborando uma própria que atenda as peculiaridades da Instituição. Os Escoteiros do Brasil optaram por elaborar a sua Política sobre este importante tema, com o nome de Política Nacional de Espaços Seguros. Desta forma, é atribuição básica deste Grupo de Trabalho a entrega da proposta da Política, para análise e emissão de parecer pela Comissão Permanente de Políticas Institucionais (CPPIns), e posterior aprovação pelo CAN.

Coordenação: Ilka Denise Rossetto Gallego Campos

Integrantes:

 Aldenise Cordeiro Santos, Alexandre Braga Buzi, Antonio Varela da Silva Neto, Claucio da Silva Mendes, Daniel Campos de Souza, Daniela de Oliveira Rodrigues Gomes, Ilka Denise Rossetto Gallego Campos, Milene Ponce de Leon, Séris Aparecida Zwierzykowski Vosgerau e Simoni Aparecida Santana.
O GT não conta com convidados externos.

Atas do GTES

Skip to content