Recordações do VI Jamboree Nacional através dos olhos de quem esteve presente - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Recordações do VI Jamboree Nacional através dos olhos de quem esteve presente

27 junho 2024

Em 2015 Parnamirim, na região metropolitana de Natal (RN), reuniu 4.500 pessoas no VI Jamboree Nacional Escoteiro em um ambiente de fraternidade, diversidade e celebração. Entre os dias 11 e 16 de janeiro, escoteiros de todo o Brasil e de outros países vivenciaram um ambiente de fraternidade, diversidade e celebração. O evento contou com a participação de delegações do Chile, Portugal e Estados Unidos.

A estrutura foi um desafio à parte, durante os seis dias de atividades, foram servidas 115 mil refeições e distribuídas 45 mil frutas. Para acomodar todos os participantes, foram instaladas 500 tomadas de energia elétrica, 170 banheiros e chuveiros. Após o evento, esses materiais foram doados a parceiros locais com uma logística envolvendo mais de 1 mil voluntários e 120 terceirizados.


Entre os participantes de todo o Brasil, estava Marjorie Martins, conhecida como Maju, que participou pelo Grupo Escoteiro do Ar Marechal Eduardo Gomes 132/SP, e compartilhou sua experiência no acampamento. “Na época eu era guia em um grupo pequeno. Minha família apoiou a viagem, que acabou sendo um presente de 15 anos. Nunca tinha viajado de avião, muito menos para tão longe sem meus avós, que me criaram. Procuramos tudo com antecedência e fui praticamente sem conhecer ninguém”

Para Maju, o evento foi ainda melhor do que a imaginação. “Nunca tinha participado de uma atividade nacional. Sabia que teriam muitas pessoas, mas fui com a expectativa de me divertir, o que de fato aconteceu. Conheci novas pessoas e fiquei em uma patrulha onde não conhecia ninguém. De lá saíram amizades que, mesmo perdendo contato inicialmente, foram retomadas no ramo pioneiro com as atividades regionais.”

As atividades nos módulos de campo e as visitas ao cajueiro estão guardadas com carinho na memória. “Lembro também de uma atividade onde desenhamos em madeira com uma lupa usando o sol. Guardei a plaquinha por muitos anos, mesmo que o desenho não tenha saído perfeito”, contou Maju rindo.

A experiência enriquecedora de Maju reflete o impacto positivo de um evento como o Jamboree na vida dos jovens escoteiros, incentivando-os a enfrentar desafios, criar novas amizades e desenvolver habilidades essenciais para a vida.

Skip to content