Heróis de Lenço | Ajuda Financeira - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Heróis de Lenço | Ajuda Financeira

12 junho 2024

A Promessa Escoteira tem uma frase emblemática, repetida em momentos solenes por todos os irmãos de lenço, dita quando decidem se engajar oficialmente ao Movimento Escoteiro: “ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião”. Talvez seja a parte da Promessa que os não-escoteiros mais conhecem.

Desde que o Rio Grande do Sul teve quase 90% de suas cidades assoladas pelo desastre de enchentes jamais vistas, este que é um dos principais valores do Escotismo, tem motivado nossos jovens e adultos a fazerem seu melhor possível para ajudar os que foram afetados por essa tragédia que devastou o Estado e vai deixar sequelas que demandam longos esforços para sua reconstrução.

Por todo o Brasil, escoteiros se voluntariam nas mais diversas ações, e as palavras retaguarda e front repetem-se para descrever esta verdadeira guerra que está sendo travada na água. Um sentimento é comum a todos: enxergam-se como pequenas peças fazendo o mínimo. Não se consideram heróis, não se veem como notícia, não buscam os holofotes e são unânimes em achar que estão fazendo pouco. Escoteiros são parte do rosto real que foi em socorro dos atingidos e que vemos diariamente na imprensa: o povo auxiliando o povo, pessoas socorrendo pessoas. 

Conheça nesta série alguns dos rostos de escoteiros jovens e adultos que vestiram seus lenços e foram fazer sua parte, dar o seu melhor para ajudar os irmãos gaúchos a enfrentar e superar esta catástrofe humana e ambiental sem precedentes.

Ajuda Financeira

Longe dali, outra Guia decidiu ajudar financeiramente, destinando uma parte da venda das bijuterias que confecciona. Nina Kastrup, 17 anos, é Guia na Tropa Sênior Pico Paraná do Grupo Escoteiro Santos Dumont 20/PR em Curitiba. Antes mesmo de terminar a Feira da Semana do Empreendedorismo em seu colégio, Nina decidiu doar o faturamento do último dia, juntamente com suas duas sócias de empreendimento, para a compra de itens de higiene pessoal e absorventes. A decisão das garotas influenciou outros participantes da feira estudantil, e cada um, à sua maneira, buscou contribuir com a causa, mesmo não sendo escoteiros.

“É algo que me entristece muito; infelizmente, não é uma novidade para o povo gaúcho. Os idosos já sofreram com a grande enchente de 1941 em Porto Alegre e a do ano passado. Me enche de mágoa ver que perderam não só suas casas, mas também seus lares, suas memórias. Acreditamos em ajudar o outro, na solidariedade e na empatia com a situação deles. Eu tenho tanto; o que me custa ajudar alguém que precisa mais do que eu?”, questiona Nina, que arrecadou R$ 520,00 com os colegas. Os produtos serão encaminhados pela Região Escoteira do PR juntamente com outras doações.

Skip to content