Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Animação da Fé
Pré-requisitos: Ser adepto praticante de uma religião.
- Frequentar com assiduidade e interesse as celebrações de sua religião.
- Relatar os principais preceitos da religião que professa e demonstrar que os está cumprindo, consideradas as condições de sua idade.
- Reconhecer e explicar os significados dos principais símbolos de sua religião.
- Explicar para sua seção como é a forma de aproximação com o “Ser Superior” em sua religião (oração/prece/louvor/meditação/ ponto/mantra/etc.) e dar alguns exemplos.
- Demonstrar que sabe cantar pelo menos 3 (três) músicas (cânticos/ hinos/pontos/ louvores/etc.) dentre as utilizadas frequentemente em momentos de expressão coletiva de sua religião.
- Participar ativamente de uma celebração em sua comunidade religiosa, como organizador, leitor, músico, cantor ou em outra função própria de sua religião.
- Conhecer alguns textos de sua religião e encontrá-los nos livros sagrados ou em outras fontes de consulta apropriadas.
- Apresentar as origens e a história de sua religião.
- Correlacionar os artigos da Lei Escoteira ou do lobinho com os seus princípios religiosos e discuti-los com o escotista.
- Pesquisar e promover 1 (um) debate com a sua matilha/patrulha ou seção sobre a relação entre a intolerância religiosa e conflitos atuais no Brasil e no Mundo.
- Realizar uma pesquisa sobre ao menos 4 (quatro) religiões, apontando suas similaridades e apresentando o resultado a seção.
- Conhecer vultos de sua confissão religiosa que sejam exemplo de vivência dos valores expressos na Lei do Lobinho ou na Lei Escoteira.
- Dirigir os momentos de reflexão / expressão de fé em pelos menos 3 (três) atividades da sua seção, utilizando textos, dinâmicas, orações/preces e música apropriada.
- Participar de pelo menos uma ação social realizada por sua comunidade religiosa, na qual se pratica uma boa ação para com os semelhantes.
- Demonstrar esforço para ampliar sua formação religiosa, participando de iniciativas proporcionadas por sua comunidade religiosa.

Níveis da Especialidade | |
---|---|
Nível I | 5 itens |
Nível II | 10 itens |
Nível III | 15 itens |
O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.