Perguntas Frequentes - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Perguntas Frequentes

A página de Perguntas Frequentes reúne as principais perguntas e suas respostas relacionadas aos diversos temas dos Escoteiros do Brasil.

Para conhecer mais, basta clicar em cada seção da coluna à esquerda e todas as perguntas serão mostradas no formato de quadrados. Caso queira ler mais, basta clicar no sinal de +.

O que é o Movimento Escoteiro?

Saiba mais sobre o Movimento Escoteiro no nosso site www.escoteiros.org.br/historia

+

O que são os Escoteiros do Brasil?

Em 4 de novembro de 1924, foi criada a União dos Escoteiros do Brasil. No Brasil o Escotismo é praticado em três modalidades diferentes, de acordo com o interesse dos jovens e dos voluntários atuantes nas Unidades Escoteiras Locais: Modalidade do Ar, Modalidade Básica e Modalidade do Mar. 

Para conhecer mais sobre o Escotismo no Brasil, acesse escoteiros.org.br/brasil

+

Qual a estrutura do Movimento Escoteiro Mundial?

Saiba mais sobre  a Estrutura no nosso site escoteiros.org.br/internacional

 

+

Estou com dúvidas, como falar com o Escritório Nacional?

O Atendimento ao Associado funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h nos canais a seguir: 

+

Quais são as redes sociais dos Escoteiros do Brasil?

As redes sociais oficiais da nossa Instituição são as seguintes:

+

O que é Diretoria Executiva Nacional (DEN)?

A Diretoria Executiva Nacional (DEN) é o órgão executivo dos Escoteiros do Brasil. É responsável por tudo que diz respeito à gestão e orientação institucional e também dirige o Escritório Nacional.

Para saber quem são os membros da DEN, acesse   escoteiros.org.br/diretoria-conselho-equipe/diretoria-executiva-nacional

+

O que é o Conselho de Administração Nacional (CAN)?

O Conselho de Administração Nacional (CAN) é o órgão diretivo nacional, responsável pelo direcionamento estratégico dos Escoteiros do Brasil. O CAN é composto por 14 (quatorze) conselheiros(as) titulares com direito a voto, 2 (dois) representantes da Rede Nacional de Jovens Líderes e 5 (cinco) representantes das Áreas Geográficas.  

Para saber quem são os membros do CAN acesse escoteiros.org.br/conselhos

+

Quais são os escopos de Trabalho das Comissões Permanentes (CAN)?

Em atividade temos 8 (oito) comissões: Comissão Permanente de Governança Institucional (CPGI), Comissão Permanente de Governança Institucional (CPGI), Comissão Permanente de Políticas Institucionais (CPPIns), Comissão Permanente de Posicionamento Institucional (CPPI), Comissão Permanente de Planejamento Estratégico (CPPE), Comissão Permanente de Reconhecimento e Condecorações (CPRC), Comissão Permanente de Envolvimento Juvenil (CPEJ), Comissão Permanente de Avaliação (CPA). 

Para saber mais sobre estas comissões acesse  escoteiros.org.br/conselhos e clique em Comissões Permanentes (CAN).

+

O que é o Conselho Consultivo Nacional?

A maioria das unidades federativas possui uma Diretoria Regional, possibilitando que cada uma delas funcione como uma filial, mas com autonomia para decidir sobre suas atividades, cursos e eventos regionais. Onde não há uma Diretoria Regional formada, a responsabilidade fica a cargo da Diretoria Executiva Nacional (DEN). Atualmente, a DEN responde pelo estado de Roraima. 

Para saber quem são os membros do Conselho acesse escoteiros.org.br/conselhos e clique em Conselho Consultivo Nacional.

+

Quais são as Comissões Nacionais?

Atualmente há duas comissões nacionais: a Comissão Fiscal e a Comissão de Ética e Disciplina. A Comissão Fiscal Nacional (CFN) é o órgão de fiscalização e orientação da gestão patrimonial e financeira nacional. A Comissão de Ética e Disciplina Nacional (CEDN) é o órgão responsável pela instrução e emissão de pareceres em procedimentos disciplinares em nível Nacional. 

Para saber quem são os membros destas duas comissões acesse escoteiros.org.br/comissoes

+

Quais são as Equipes Nacionais?

Em atividade temos 10 (dez) equipes: Crescimento, Comunicação, Eventos, Gestão Estratégica, Inovação e Tecnologia, Métodos Educativos, Mobilização de Recursos, Relações Internacionais, Relações Institucionais e o Serviço Profissional Escoteiro.  

Para saber quem são os membros destas equipes acesse: escoteiros.org.br/equipes-nacionais

+

O que é o Núcleo Nacional de Jovens Líderes?

O Núcleo Nacional de Jovens Líderes (NNJL) é a estrutura que faz a gestão da Rede Nacional de Jovens Líderes (RNJL) em nível nacional, sendo composto por jovens escolhidos durante o Fórum Nacional de Jovens Líderes. 

Para saber quem são os membros acesse:  escoteiros.org.br/diretoria-conselho-equipe/nucleo-nacional-de-jovens-lideres

+

Como participar como jovem?

Os Escoteiros do Brasil são divididos em Ramos, que reúnem os jovens baseado na faixa etária e nível de desenvolvimento individual. São eles: Ramo Lobinho de 6,5 até 10 anos – Ramo Escoteiro de 11 até 14 anos – Ramo Sênior de 15 até 17 anos e Ramo Pioneiro de 18 até 21 anos. 

Acesse escoteiros.org.br/cep/?cep= e insira o CEP de sua residência. 

Em seguida, entre em contato através dos dados informados no site e faça uma visita na Unidade Escoteira Local para maiores informações com os adultos voluntários.

Saiba mais de como fazer parte do Movimento Escoteiro no site: escoteiros.org.br/seja-escoteiro

+

Como participar como adulto voluntário?

A partir dos 18 anos, qualquer pessoa pode atuar como voluntário no Movimento Escoteiro, sem limite máximo de idade. Para isso, basta ter disponibilidade nos dias de atividade e poder dedicar-se ao preparo das atividades, adorar o contato com a natureza, com crianças, adolescentes e jovens e compartilhar de nossos Princípios e Valores. 

Se você se encaixa nesses requisitos, acesse escoteiros.org.br/cep/?cep= e insira o CEP de sua residência. Em seguida, entre em contato através dos dados informados no site e faça uma visita na Unidade Escoteira Local para maiores informações com os adultos voluntários.

Saiba mais de como fazer parte do Movimento Escoteiro no site: escoteiros.org.br/voluntariado-escoteiro

+

O que é o Modelo de Gestão de adultos?

O Sistema de Formação de Adultos é parte fundamental no processo de aprendizagem do voluntário. Todo adulto que venha a desempenhar cargo ou função, como escotista ou dirigente, tem o direito e o dever de se aperfeiçoar ao máximo possível para desempenhar suas responsabilidades no Escotismo da melhor forma.

Para saber mais, acesse escoteiros.org.br/ciclo-de-vida

+

Quero saber onde tem um Grupo Escoteiro próximo de casa, onde consultar?

Acesse escoteiros.org.br/cep/?cep= e insira o CEP de sua residência. 

Em seguida, entre em contato através dos dados informados no site e faça uma visita na Unidade Escoteira Local, para maiores informações com os adultos voluntários.

+

O que é o Projeto Educativo?

O Projeto Educativo dos Escoteiros do Brasil é o conjunto de ideias e definições fundamentais que outorgam identidade e propósito à nossa organização, explicitando nossa proposta educativa e especificando os meios necessários para alcançá-la. É, em síntese, uma proclamação que justifica a nossa existência. 

Para saber mais acesse escoteiros.org.br/projeto-educativo

+

O que compreende o Método Educativo Escoteiro?

O Método Educativo Escoteiro compreende alguns elementos interdependentes que formam um conjunto unificado e integrado. Tais elementos, igualmente importantes, trabalhando juntos como um sistema coeso, e sua implementação, de maneira combinada e equilibrada, adaptada a cada faixa etária, são o que tornam o Escotismo único. Os elementos: A Promessa e a Lei Escoteira, Aprender Fazendo, Progressão Pessoal, Sistema de Equipes, Suporte do Adulto, Marco Simbólico, Natureza e Envolvimento Comunitário. 

Para saber mais sobre acesse escoteiros.org.br/metodo-escoteiro

+

O que consiste o Princípios, Organização e Regras (P.O.R)?

O P.O.R é um manual, que possui regras gerais para orientar escotistas e dirigentes dos Escoteiros do Brasil na aplicação correta do Escotismo. Fundamentos, orientações administrativas e política de proteção infanto-juvenil são alguns dos temas abordados nesta publicação. Trata-se de um manual de consulta constante, em uma edição que reúne as alterações aprovadas pelo CAN até a reunião ordinária realizada em agosto de 2013. 

Para realizar o download do documento, acesse escoteiros.org.br/downloads/principios-organizacao-e-regras-p-o-r/ 

+

O que é o Registro Escoteiro?

Conforme resolução 07/2022 do CAN. estabelece: “c) Que a contribuição anual do associado se destina a prover a UEB de recursos financeiros para custear as ações de apoio à prática do Escotismo, tais como a produção e edição de manuais, formação de adultos, remuneração do Serviço Profissional, manutenção do patrimônio, do SIGUE- Paxtu e da memória escoteira, dentre outras necessidades estabelecidas no orçamento anual da instituição.”  

Para download do documento acesse: escoteiros.org.br/wp-content/uploads/2022/11/Resolucao-CAN-07_2022_registro-institucional-e-contribuicao-associativa-2023-assinada.pdf 

+

O que é o certificado de funcionamento da Unidade Escoteira Local?

Conforme resolução 9/2020 – artigo 12º: “para que um Grupo Escoteiro seja reconhecido oficialmente por parte da DEN, e, em consequência, lhe seja emitido o “Certificado de Autorização de Funcionamento Anual” para o ano seguinte, deverá ter, até 31 de dezembro de cada ano.” 

Para saber mais acesse: escoteiros.org.br/wp-content/uploads/2020/12/ResolucaoCAN092020.pdf

+

Qual é o formulário para solicitar isenção do registro anual?

O formulário está disponível para download através do link escoteiros.org.br/wp-content/uploads/2021/02/form_isencao_registro_anual.pdf

+

Preciso solicitar a segunda via do boleto para pagamento do registro, como proceder?

O boleto para o registro escoteiro pode ser pago com até 20 dias após o vencimento original. Caso ultrapasse esse prazo, deve ser solicitado através do e-mail [email protected], identificando o nome do associado, registro e grupo escoteiro o qual pertence.

 

O Setor de Registro tem prazo de 2 a 5 dias úteis para resposta.

+

Lote de registro com problemas, como proceder?

É necessário enviar o nome do grupo escoteiro, número do lote e nome do associado para [email protected].

O Setor de Registro tem prazo de 2 a 5 dias úteis para resposta.

+

O que é a isenção da taxa anual? Como faço para solicitar?

Conforme resolução 9/2020 – artigo 11º: “Será concedida isenção do pagamento da contribuição associativa anual, e consequentemente, efetivado o registro institucional ao associado da UEB: 

  1. I) Cuja renda bruta familiar mensal não exceda o valor de 1 ½ (um e meio) salário mínimo nacional;
  2. II) Cuja família esteja incluída no programa do Governo Federal intitulado “Bolsa Família” ou o que vier a substituí-lo.”

Para download do documento acesse: escoteiros.org.br/wp-content/uploads/2020/12/ResolucaoCAN092020.pdf

+

Qual é o formulário para solicitar isenção do registro anual?

O formulário está disponível para download através do link: escoteiros.org.br/wp-content/uploads/2021/02/form_isencao_registro_anual.pdf

+

Qual é prazo de validade da carteirinha e do listel anual?

Conforme resolução do CAN 07/2022, o registro institucional, exceto no caso de registro provisório, terá validade de 12 (doze) meses a contar da data de sua efetivação, portanto, a sua renovação deverá ocorrer a partir do 1º dia do mês de vencimento. 

Para download do documento acesse: 

escoteiros.org.br/wp-content/uploads/2022/11/Resolucao-CAN-07_2022_registro-institucional-e-contribuicao-associativa-2023-assinada.pdf 

+

Preciso alterar o nome de um associado. Como proceder?

Para esta alteração, é necessário enviar o documento de RG (legível) para o e-mail [email protected], identificando o nome do associado, registro e grupo escoteiro o qual pertence.

O Setor de Registro tem prazo de 2 a 5 dias úteis para resposta

+

Preciso alterar a data de nascimento de um associado. Como proceder?

Para esta alteração, é necessário enviar o documento de RG (legível) para o e-mail [email protected], identificando o nome do associado, registro e grupo escoteiro o qual pertence.

O Setor de Registro tem prazo de 2 a 5 dias úteis para resposta.

+

Houve uma nova eleição para presidente no meu Grupo Escoteiro. Como faço para atualizar no Paxtu?

Para esta alteração, é necessário enviar a ata de eleição assinada para o e-mail [email protected] identificando o grupo escoteiro o qual pertence.

O Setor de Registro tem prazo de 2 a 5 dias úteis para resposta.

+

Preciso cancelar um lote de registro feito de forma incorreta. Como proceder?

Para o cancelamento do lote, é necessário enviar o nome do grupo escoteiro e número do lote para [email protected].

O Setor de Registro tem prazo de 2 a 5 dias úteis para resposta.

+

Enviei um e-mail para o Setor de Registro para cancelamento de lote e não recebi resposta ainda. Qual é o prazo?

O Setor de Registro tem prazo de 2 a 5 dias úteis para resposta. Caso tenha ultrapassado este prazo previsto, entre em contato por telefone (41) 3353-4732 e solicite atendimento direto ao Setor de Registro.

+

Fiz a renovação do registro no dia de hoje e já fiz o pagamento. Quando será liberado?

O processamento bancário ocorre em 48 horas úteis.

+

Abri um chamado no suporte pelo Paxtu e não recebi o retorno. O que houve?

A Equipe de Suporte a Paxtu tem prazo de 2 a 5 dias úteis para resposta.

+

Solicitei o cancelamento do lote e/ou 2ª via de boleto para pagamento do registro, qual prazo de retorno?

O Setor de Registro tem prazo de 2 a 5 dias úteis para resposta.

+

Não aceitei o Termo de Consentimento referente a LGPD do Paxtu e meu acesso foi bloqueado, como recuperá-lo?

Envie sua solicitação para [email protected]. A Equipe de Suporte a Paxtu tem prazo de 2 a 5 dias úteis para resposta.

+

Meu registro escoteiro é de antes dos anos 2000, como recuperá-lo?

O sistema do Sigue/Paxtu foi criado em 2000 e não temos base de dados dos anos anteriores, mas você pode solicitar s registro físico diretamente com o grupo escoteiro, caso eles tenham o arquivo.

+

O Grupo vai fazer um acampamento em outra cidade. Os jovens podem participar estando com o registro provisório?

De acordo com o parágrafo quarto do inciso primeiro da resolução 07 de 2022 do CAN o registro provisório permite que o associado, em um período máximo de 30 dias, participe de atividades promovidas pelo nível local.

Ele poderá participar de atividades regionais e nacionais se a mesma for específica de divulgação e expansão do escotismo, utilizando o registro provisório como um dos pré-requisitos de inscrição.

+

O que é o Meu Paxtu? Como faço para acessar?

O Meu PAXTU é o sistema para todos os associados da UEB. 

Nele o associado pode consultar sua ficha individual e informações da seção e de sua UEL. 

Acesse o Meu Paxtu pelo site: paxtu.escoteiros.org.br/meupaxtu

+

O que é o Paxtu Administrativo ? Como faço para acessar?

O PAXTU é um programa desenvolvido para auxiliar as Unidades Escoteiras Locais – UEL (Grupos Escoteiros/Seções Escoteiras Autônomas E Regiões Escoteiras) na administração das informações relacionadas à secretaria, aos beneficiários, aos escotistas, o controle das atividades e aos contatos externos da UEL.

Para alterar e incluir informações, deve-se utilizar o PAXTU Administrativo.

Acesse pelo site: paxtu.escoteiros.org.br/paxtu

+

O que é o Manual do Paxtu?

O Manual do Paxtu tem por finalidade instruir os usuários dos Escoteiros do Brasil quanto a usabilidade do Paxtu.

Para download do Manual, acesse escoteiros.org.br/downloads/manual-do-paxtu

+

Como faço para incluir um chefe em uma seção?

Algumas dicas para verificação no Paxtu Administrativo:

  •  O associado precisa estar ativo na UEL.
  •  O associado não pode estar ligado ou adicionado em outra seção
  •  Categoria/ramo/função/nível preenchidos corretamente no cadastro do associado, para que o sistema atualize automaticamente.
+

Houve nova eleição de presidente no meu Grupo Escoteiro. Como faço para atualizar no Paxtu?

Para esta alteração, é necessário enviar a ata de eleição assinada para o e-mail [email protected] identificando o grupo escoteiro o qual pertence.

+

Minha senha do Paxtu informa como “inválida”, como recuperar?

Para solicitar uma nova senha, siga o Passo a Passo orientado na tela inicial do Meu Paxtu: Esqueceu sua Senha?

Caso não tenha êxito na sua solicitação, envie um e-mail para [email protected]. O prazo é de 2 a 5 dias úteis para resposta.

+

Esqueci minha senha do Meu Paxtu, como recuperar?

Se você esqueceu sua senha, deverá digitar seu número de registro na União dos Escoteiros do Brasil (Ex.: 123456, sem o dígito verificador) e seu e-mail cadastro no Meu Paxtu. Se estas informações estiverem corretas o Paxtu enviará uma nova senha para o seu e-mail.

Acesse o Meu Paxtu

 

+

Não lembro meu e-mail cadastrado e esqueci minha senha no Meu Paxtu, e como acessar novamente?

Se você esqueceu sua senha e seu e-mail cadastrados no Paxtu, procure a secretaria do seu Grupo Escoteiro e solicite uma consulta aos seus Dados Cadastrais.
Anote seu e-mail cadastrado no Meu Paxtu e, em seguida, acesse o Meu Paxtu novamente e solicite uma nova senha.

Acesse o Meu Paxtu

+

Mudei meu e-mail e esqueci minha senha no Meu Paxtu, consigo recuperar?

Se você esqueceu sua senha e o e-mail que você cadastrou no Meu Paxtu não é mais utilizado, solicite à secretaria do seu Grupo Escoteiro a alteração do seu e-mail nos seus Dados Cadastrais. Após esta alteração você poderá acessar o Meu Paxtu e solicitar uma nova senha.

Acesse o Meu Paxtu

+

Não tenho e-mail e esqueci minha senha no Meu Paxtu, consigo recuperar?

Se você esqueceu sua senha e não tem um e-mail cadastrado no Meu Paxtu, procure a secretaria do seu Grupo Escoteiro e solicite o cadastro de um e-mail.
Pode ser o e-mail de um amigo, do monitor, do chefe ou do presidente do Grupo.
Após o cadastro, anote este e-mail, acesse a tela inicial do Paxtu e solicite uma nova senha.

A nova senha será enviada para este e-mail. Com a nova senha em mãos, acesse o Paxtu e retire do seus Dados Cadastrais o e-mail utilizado.

Acesse o Meu Paxtu

 

+

Não aceitei o Termo de Consentimento referente a LGPD do Paxtu e meu acesso foi bloqueado, como recuperá-lo?

Envie sua solicitação para [email protected].

A Equipe de Suporte a Paxtu tem prazo de 2 a 5 dias úteis para resposta.

+

O que é o Campo Escola Virtual?

Os Escoteiros do Brasil oferecem a todos os seus voluntários a oportunidade de conhecer mais sobre o Movimento Escoteiro e aperfeiçoar os seus conhecimentos, a partir do Campo-Escola Virtual. Nele é possível encontrar diversos cursos que colaboram com o desenvolvimento das competências necessárias para as tarefas de um adulto na organização.

Saiba mais acessando nosso site escoteiros.org.br/campo-escola-virtual

+

Como faço para acessar o Campo Escola Virtual?

Acesse pelo link ead.escoteiros.org.br/login

Você deve acessar o Campo Escola Virtual usando o seu CPF e a senha que você registrou quando fez o cadastro no site.

+

Esqueci minha senha, como recuperar?

Para redefinir sua senha, acesse o link ead.escoteiros.org.br/login/forgot_password.php  e informe o seu CPF ou o e-mail que você cadastrou no Campo Escola Virtual. Se seu cadastro for encontrado no banco de dados, uma mensagem com as instruções sobre como definir uma nova senha de acesso será enviada para seu endereço de e-mail.

+

Preciso de suporte para acesso ao Campo Escola Virtual, como faço?

Para agilizar as solicitações de suporte e atendê-lo melhor, utilizamos um sistema de “tickets” de suporte. Acesse o Sistema de Chamados: ti.escoteiros.org.br/chamados

+

Qual é o site da Loja Escoteira Nacional?

Acesse loja.escoteiros.org.br e conheça as ofertas e lançamentos.

+

Estou com dúvidas sobre meu pedido, onde buscar maiores informações?

Antes de encaminhar o Fale Conosco, verifique se a sua dúvida pode ser esclarecida nas páginas de Como Comprar, Trocas e Devoluções, Forma de Pagamento, Processo de Entrega ou pelo Atendimento ao Cliente.

+

Preciso realizar a troca do meu produto, como fazer?

Acesse o site loja.escoteiros.org.br/trocas-e-devolucoes e verifique as condições.

+

Estou com dúvidas, como falar com a Loja Escoteira?

O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h pelo: 

+

Qual o endereço das lojas físicas distribuídas pelo Brasil?

Acesse loja.escoteiros.org.br/loja-mais-proxima-de-voce e verifique se há loja física em sua cidade.

+

Como fazer o pedido de uma condecoração?

Como forma de agradecer os serviços prestados ao Escotismo, o trabalho de associados, a contribuição de entidades e colaboradores externos, a União dos Escoteiros do Brasil estabeleceu um sistema de reconhecimento, que vai dos elogios às condecorações escoteiras.

Acesse o Manual de Reconhecimento

+

Onde encontro o Manual de Condecorações?

Acesse o link e faça o download do documento  escoteiros.org.br/downloads/manual-de-reconhecimento

+

Há alguma resolução do CAN que regulamenta a concessão de condecorações?

Sim, a resolução CAN Nº 03/2022, regulamenta a concessão de Reconhecimentos e Condecorações outorgadas pela União dos Escoteiros do Brasil. Acesse a Resolução pelo link: escoteiros.org.br/wp-content/uploads/2022/05/Resolucao-CAN-03-2022-Condecoracoes-e-Reconhecimentos.docx.pdf

+

Onde encontro o Manual de Condecorações?

A partir de agora, o Paxtu Administrativo fará a integração da UEL, Região e Escritório Nacional de forma instantânea, aumentando a velocidade de processamento e possibilitando a visualização do passo a passo de cada solicitação. Acesse o link e faça o download do documento: escoteiros.org.br/wp-content/uploads/2023/01/Passo-a-Passo-Compra-Condecoracoes-Boletos.pdf

+

Como os Escoteiros do Brasil se insere no Escotismo Mundial?

A Equipe Nacional de Relações Internacionais (ENRI), sob a coordenação da Comissária Internacional, operacionaliza a Política de Relações Internacionais dos Escoteiros do Brasil, definida pelo Conselho de Administração Nacional (CAN) de acordo com o Planejamento Estratégico.

A ENRI mantém e coordena as relações institucionais em nível internacional, especialmente com as demais Organizações Nacionais Escoteiras integrantes da MME, os Comitês Mundial e Interamericano, seus organismos e demais entidades internacionais relacionadas com o Movimento Escoteiro, além de coordenar contingentes e delegações brasileiras a eventos internacionais.

+

Qual a função da Equipe Internacional e da Comissária Internacional?

A Comissária Internacional coordena a ENRI e representa os Escoteiros do Brasil perante as Organizações Escoteiras Nacionais (NSO) em outros países e com o Comitê (WSC) e Escritório Mundial (WSB), promovendo a paz, a compreensão e a cooperação local, nacional e internacional.

+

Como está estruturado o movimento escoteiro mundial?

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) é organizada de acordo com a Constituição Escoteira Mundial, (). Cada país filiado possui sua representação nacional, a qual tem obrigação de zelar pelos Princípios do Movimento Escoteiro, possuindo liberdade para realizar adaptações conforme necessidades locais (uniforme, programa, formação de adultos, etc.). A Conferência Mundial é a “Assembleia Geral” da Organização Mundial, composta por representantes das organizações nacionais dos países membros. Reúne-se, a cada três, anos num local determinado pela própria Conferência Mundial. O Comitê Mundial (WSC) é o órgão executivo da Organização. Composto por 12 membros eleitos pela Conferência Mundial, pelos dois membros escolhidos pelo próprio comitê (o secretário-geral e o tesoureiro) e pelos 6 Assessores Juvenis eleitos no Fórum Escoteiro Mundial. O Bureau Mundial (WSB) é o escritório executivo da Organização e órgão de apoio da conferência e do Comitê Mundial, dá encaminhamento e providencia às deliberações destes órgãos. É dirigido por um executivo escoteiro, denominado Secretário Geral, designado pelo Comitê Mundial. O escritório mundial está sediado em Kuala Lumpur na Malásia, e mantém 6 Centros de Apoio Regionais: Interamericano, Europeu, Asiático, Africano, da Eurásia e Árabe. Os Escoteiros do Brasil pertencem à Região Interamericana.

+

Quais países têm Escotismo?

Desde seu início, em 1907, o Movimento Escoteiro se espalhou pelo Mundo. A partir da publicação em inglês de “Escotismo para Rapazes” pelo fundador Baden-Powell, escotismo cruzou fronteiras e o livro foi traduzido ao redor do mundo. Em 1922, Baden-Powell promoveu a criação da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (sigla em inglês WOSM). O Escotismo existe em 216 países e territórios ao redor do Mundo. Para se tornar membro efetivo da WOSM, a Organização Nacional Escoteira (ou NSO) precisa cumprir uma série de exigências. Hoje um total de 171 países são oficialmente filiados a WOSM. O Escotismo ocorre localmente em outros 52 países e territórios. 

+

Quantos Escoteiros existem no mundo?

Estima-se que hoje os filiados a WOSM somam 50 milhões de pessoas entre jovens e voluntários adultos. (Somando-se os filiados a WAGGGS são mais de 60 milhões).

+

Qual a relação com as Bandeirantes?

A Federação das Bandeirantes do Brasil é filiada a WAGGGS (Organização Mundial das Guias e Bandeirantes), que é a organização coirmã fundada por Baden-Powell, com 10 milhões de membros em 150 países. Alguns países consolidaram uma única organização que são filiadas a WOSM e WAGGGS como, por exemplo, a Suécia e o Chile. As Bandeirantes são convidadas para formarem o mesmo contingente com a UEB aos eventos internacionais como Jamborees e Moots.

+

Além dos eventos, existem oportunidades internacionais em que posso participar como voluntário?

Sim, com certa frequência existem chamadas internacionais pedindo a colaboração de voluntários em Equipes de Trabalho, tanto na Região Interamericana como em nível Mundial. Quando esses processos surgem, a Equipe de Relação Internacionais prepara processos seletivos junto a voluntários registrados nos Escoteiros do Brasil.

+

Por onde fico sabendo dos processos seletivos internacionais?

É importante ficar sempre atento no site dos Escoteiros do Brasil e nas mídias sociais, onde os editais estarão disponíveis para seleção de candidatos a representação ou grupos de trabalhos em nível Interamericano, Mundial, bem como de instituições parceiras mundiais (ex. UNESCO, UNICEF).

+

O que é o passaporte escoteiro? E para que serve?

O passaporte escoteiro é uma carta de apresentação internacional que identifica que você é um membro do Movimento Escoteiro, em qualquer país que for visitar. Ele deve ser solicitado 30 dias antes da sua viagem por meio do preenchimento de um formulário escoteiros.org.br/blog/downloads/formulario-de-solicitacao-do-passaporte-escoteiro

Para maiores informações envie e-mail para: [email protected]

 *Atenção: o passaporte escoteiro não substitui nenhum documento oficial de viagem*.

+

Quais são os eventos Mundiais Escoteiros

São 3 os principais eventos mundiais escoteiros: o Jamboree Mundial, o Moot Mundial e o JOTA/JOTI.

+

O que é um Jamboree Mundial? Quem pode participar?

É um grande acampamento escoteiro que ocorre de quatro em quatro anos. 

O evento reúne jovens entre 14 e 17 anos durante 10 dias para celebrar a fraternidade mundial escoteira, conhecer novos amigos, culturas e ter experiências inesquecíveis.

Os adultos podem participar desses eventos como: escotistas acompanhando os jovens nas patrulhas, equipe internacional de serviço (denominado IST) ou como participantes da organização do contingente brasileiro (CMT).  

+

O que é Moot Mundial? Quem pode participar?

É um grande acampamento escoteiro que ocorre de quatro em quatro anos. 

O evento reúne jovens adultos entre 18 e 25 anos durante 10 dias para celebrar a fraternidade mundial escoteira, conhecer novos amigos, culturas e ter experiências inesquecíveis. 

Os adultos podem participar desses eventos como: escotistas acompanhando os jovens nas patrulhas, equipe internacional de serviço (denominado IST) ou como participantes da organização do contingente brasileiro (CMT).

+

O que é JOTA-JOTI? Quem pode participar?

JOTA-JOTI é uma sigla/ abreviação de Jamboree-On-The-Air e Jamboree-On-The-Internet (JOTA-JOTI), evento internacional e oficial da Organização Mundial do Movimento Escoteiro que é realizado anualmente no mês de outubro.

O objetivo do JOTA-JOTI é permitir e incentivar jovens do Movimento Escoteiro de todas as idades ao redor do mundo para se comunicar uns com os outros por meio de rádio amador e internet, proporcionando uma experiência divertida e educativa, fortalecendo novas amizades e o sentimento de pertencimento ao Movimento Escoteiro em todo o mundo.

Cada Organização Escoteira Nacional nomeia um Coordenador Nacional do JOTA-JOTI (designado por “NJCs”). Os NJCs são o principal ponto de contato entre a UEB e a coordenação Mundial do JOTA -JOTI. 

+

Quanto custa participar de um evento internacional?

A composição do custo de um Jamboree ou Moot internacional compreende: a taxa do evento, taxa administrativa dos Escoteiros do Brasil, passagem aérea, custo de vistos e seguro viagem. Naturalmente, esse valor pode ser maior se você acrescentar algum turismo na sua viagem ao evento.

Os Jamboree Mundiais custam em torno de USD3500 a USD5000. Um Jamboree Panamericano, tem custo menor entre USD 1500 e USD3000.

+

Onde posso saber maiores informações sobre outros eventos nacionais e internacionais?

Acesse o nosso site escoteiros.org.br/eventos fique por dentro de todos os eventos.

+

O que é o Seguro Escoteiro?

Este seguro tem por objetivo principal garantir o pagamento de uma indenização ou reembolso ao próprio associado / segurado ou ao(s) seu(s) beneficiário(s), na ocorrência de um dos eventos cobertos pelas garantias contratadas, exceto se decorrentes de riscos excluídos, desde que respeitadas as condições contratuais da apólice. 

Para maiores informações acesse escoteiros.org.br/downloads/seguro-escoteiro-2023

+

Onde encontro o Manual do Seguro?

O documento está para o download em escoteiros.org.br/downloads/seguro-escoteiro-2023

+

O que são especialidades?

Uma especialidade é um conhecimento ou uma habilidade particular que se possui sobre um determinado tema. Especialidades são conquistas individuais que oferecem ao jovem um novo conhecimento em um determinado tema. 

Elas fazem parte do Programa Educativo dos Escoteiros do Brasil, como um apoio ao desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens que são, desde pequenos, incentivados a pesquisar sobre novos assuntos e também desenvolver novas habilidades. 

Conheça todas as especialidades no nosso site: escoteiros.org.br/especialidades

+

O que são os Ramos de Conhecimento e qual a diferença entre eles?

Os Ramos de Conhecimento são categorias nas quais as especialidades estão divididas e cada um possui um conjunto específico de especialidades, que proporcionam ao jovem a ampliação do seu conhecimento ou de suas habilidades numa determinada área.

  • Ciência e Tecnologia, agrupa especialidades ligadas ao estudo e aplicação de conhecimentos de diferentes ciências humanas e exatas.
  • Cultura, agrupa especialidades ligadas às diferentes manifestações culturais, incluindo as artes e a cultura pop.
  • Desportos, agrupa especialidades ligadas às diferentes modalidades esportivas, coletivas ou individuais.
  • Serviços, agrupa especialidades ligadas, basicamente, às profissões.

Habilidades Escoteiras, agrupa especialidades ligadas aos conhecimentos técnicos aplicáveis no Escotismo.

+

É preciso variar os Ramos de Conhecimento ao escolher que especialidades conquistar?

Sim. Para que o jovem avance em sua progressão pessoal será necessário que ele conquiste especialidades de diferentes Ramos de Conhecimento. As definições dos Ramos de Conhecimento ou mesmo das especialidades específicas que o jovem deve conquistar, estão definidas nos diversos capítulos do P.O.R. (Princípio, Organização e Regras), a exemplo da Regra 173, que trata das Insígnias das Modalidades e da Regra 174, que trata dos Distintivos Especiais.

+

A partir de quando posso conquistar uma especialidade? Preciso ter promessa?

Segundo a Regra 169 do P.O.R. (Princípio, Organização e Regras), as especialidades só podem ser conquistadas após a Cerimônia de Integração, portanto, não é necessário ter promessa para realizar os itens para conquista de uma especialidade.

+

Um jovem pode conquistar qualquer especialidade?

Sim. O jovem é livre para conquistar qualquer uma das especialidades, independentemente da idade ou fase da progressão pessoal em que se encontra. O interessante é conhecer quais especialidades, ou Ramos de Conhecimento são obrigatórios para a conquista de determinados distintivos. 

+

Como um jovem conquista cada um dos níveis de uma especialidade?

Para conquistar cada um dos níveis é necessário realizar ⅓ (um terço) do total dos itens da especialidade. Cada terço equivale a um nível da especialidade, representados pelas diferentes cores: Amarelo – Nível 1, Verde – Nível 2 e Grená – Nível 3.

Dê uma forma simples, para saber quantos itens deve-se fazer para conquistar o nível 1, o jovem deve pegar o número total de itens e dividir por 3. Exemplo: A Especialidade de Babá possui 9 itens e portanto, para a conquista de cada nível, o jovem deve realizar 3 itens, cumulativamente.

+

Como criar uma nova especialidade?

Tem uma ideia de Especialidade bem bacana, e quer que toda a sua alcateia ou tropa também se divirta com ela? Pois bem, dá pra criar uma especialidade sem ficar limitado às do nosso Guia de Especialidades, é só seguir 4 passos bem fáceis!  Você poderá conhecer todos os passos em nosso site www.escoteiros.org.br/nova-especialidade

+

Os níveis das especialidades estão ligados aos Ramos? Ex.: Lobinhos Nível 1, Escoteiros Nível 2 e Sênior Nível 3?

Não. Como definido na Regra 169 do P.O.R. (Princípio, Organização e Regras), cada especialidade poderá ser conquistada em três níveis progressivos, Nível 1, Nível 2 ou Nível 3, que se distinguem pela complexidade e pelo grau de dificuldade dos requisitos estabelecidos para sua conquista, não guardando qualquer relação com os ramos em que se desenvolve a progressão pessoal. 

+

O Grupo Escoteiro ou os Escotistas de uma Seção podem exigir que o jovem conquiste um determinado nível da especialidade?

Não. Lembre-se que a conquista de especialidades parte do interesse individual dos jovens. Os únicos casos onde isto é cabível são aqueles em que o jovem precisa conquistar uma determinada especialidade, em um determinado nível para conquistar algum Distintivo Especial do Ramo em que participa.

Ex.: Especialidade de Primeiros Socorros Nível 2 para a conquista do Cordão Vermelho e Branco.

+

O jovem precisa ser especialista num determinado tema para receber a especialidade ou pode fazer a especialidade apenas para aprender algo novo?

Não. Um dos objetivos das especialidades é fazer com que o jovem adquira conhecimento sobre um assunto que lhe chamou atenção. O escotista deve estar mais interessado no esforço em que o jovem desenvolve, do que simplesmente nos conhecimentos e habilidades que adquirem.

+

Um jovem pode fazer mais de uma especialidade ao mesmo tempo?

Sim. O jovem pode realizar diversos itens, de diferentes especialidades, ao mesmo tempo. Ele inclusive, não precisa concluir os itens necessários para a conquista de uma especialidade na seção que pertence.

Ex.: Um escoteiro pode realizar um item da especialidade de Cuidado com Idosos enquanto membro da Tropa Escoteira, mas conquistar o Nível 1, realizando um segundo item, depois de ter passado para a Tropa Sênior.

+

Se um jovem tem vergonha de apresentar em público, ele pode conversar apenas com o examinador?

Sim. Em um caso extremo é possível que as apresentações aconteçam apenas para o examinador, mas é importante que o jovem seja estimulado a apresentar seu trabalho para outras pessoas, desenvolvendo dessa forma habilidades de comunicação em público.

+

Se um jovem faz algum tipo de aula ou treina algum esporte, pode convidar seu professor/treinador para atuar como examinador?

Sim. Quanto maior o for o conhecimento do examinador melhor. Dessa forma a conquista se torna ainda mais rica, pois possibilita a intensa troca de informações do jovem com o examinador-especialista. Lembre-se que o examinador assina o certificado de conquista de uma especialidade junto do responsável da seção.

+

O jovem deve receber um certificado de especialidade?

Recomenda-se a entrega de um certificado que comprove a conquista do jovem. Mas o mais importante, é o mais importante é o registro da conquista na ficha individual do jovem no Paxtu.

+

É permitida a interpretação dos itens com a finalidade de trazer a situação para uma realidade mais próxima do jovem?

Sim. O escotista deve considerar o interesse do jovem, o caminho até a conquista da especialidade e, obviamente, todo o esforço empenhado nessa tarefa. Cabe ao escotista considerar também as limitações dos jovens, bem como buscar adaptações para situações específicas, de maneira que seja possível que o jovem conquiste determinados itens e especialidades. 

Ex.: Alterar de “apresentar para sua seção” para “apresentar para o examinador ou escotista” nos casos em que o jovem apresenta alguma deficiência ou alto nível de timidez.

+

Quando o escotista e/ou examinador devem passar a se envolver com a conquista da especialidade de um jovem?

O Escotista e o Examinador devem se envolver com a conquista da especialidade um jovem desde o momento que este sinalizar sobre seu interesse em conquistá-la. É aconselhável que o escotista ou o examinador acompanhem o empenho do jovem na conquista da habilidade ou conhecimento, cabendo ao final do processo, apenas a homologação destas conquistas.

+

Especialidade é individual ou pode ser feita em dupla?

A especialidade é uma conquista individual, porém, alguns itens abrem espaço para que o desenvolvimento da tarefa seja coletivo. Nestes casos, é fundamental que a participação em todo o processo seja de forma equiparada.

+

Um escotista pode atuar como instrutor e também como examinador de um jovem? Ex.: ensinei o jovem a fazer origami, eu também posso avaliar se ele completou ou não.

Sim. Desde que sua avaliação seja imparcial e que o jovem comprove a você que possui o conhecimento ou habilidade para conquista da especialidade. Cabe ressaltar que o momento que o escotista instruiu o jovem não deve ser considerado como a realização da especialidade.

+

Um jovem pode ser examinador de uma especialidade de outro jovem?

Sim. Um jovem pode ser examinador de uma especialidade desde que tenha conhecimento comprovado sobre o assunto.

 

Ex.: Um sênior faixa preta em Karatê pode ser o examinador da especialidade de Artes Marciais de um outro jovem.

+

O jovem deve buscar todas as informações da especialidade sozinho ou pode pedir ajuda do escotista?

O jovem deve buscar o apoio de um adulto desde o momento em que decide conquistar a especialidade, inclusive do próprio examinador, que nos casos em que for um especialista no assunto, poderá orientar também o processo de aprendizagem do jovem.

+

O examinador pode pedir mais itens, além daqueles que a especialidade possui?

Não. O examinador deve seguir o número de itens pré-definidos pelas especialidades.

+

O escotista deve registrar os pré-requisitos no certificado?

Não há necessidade. Uma vez que o jovem conquista um determinado nível de uma especialidade que possui pré-requisitos, subentende-se que estes foram atendidos.

+

O escotista pode adaptar os itens para um jovem como capacidade cognitiva limitada?

Todos os itens são adaptáveis para que um jovem com qualquer tipo de particularidade possa realizá-lo. Cabe aos escotistas reverem os itens e adaptarem para que o jovem consiga demonstrar que tem aquela competência.

Em caso de dúvida na adaptação de uma especialidade, entre em contato com a nossa Equipe Nacional de Especialidades pelo e-mail: [email protected]

+

No caso de uma especialidade com pré-requisitos, é possível conquistar um nível dela, sem atendê-los?

Não. Os pré-requisitos servem como itens basilares para a conquista de uma especialidade, uma vez que se espera do jovem um mínimo de conhecimento ou habilidade sobre o tema escolhido.

+

Um jovem pode apresentar um trabalho de pesquisa sobre um assunto, feito no computador?

Sim. A apresentação pode ser feita usando os recursos que o jovem dispor, dominar ou preferir. Isso inclui o uso de recursos audiovisuais e também do uso do bom e velho papel e caneta.

+

Se identificarmos que o jovem esqueceu/desaprendeu o que havia apresentado sobre uma especialidade, posso retirar a especialidade dele?

Não. Neste caso, o recomendável é desenvolver atividades que colaborem com a retomada do conhecimento daquele jovem.

+

Depois que um jovem passar de seção de decidiu conquistar mais itens de uma especialidade, ele deve ser cobrado por aqueles itens conquistados na seção anterior?

Não. Os itens realizados nas seções anteriores, que garantiram ou não, ao jovem, o acesso a um determinado nível de uma especialidade não pode ser cobrados novamente, na outra seção, para a conquista de novos níveis.

+

O pai de um jovem do Grupo Escoteiro é profissional em um tema que as especialidades abordam, ele pode ser o examinador?

Sim. Se ele desejar também pode colaborar através de palestras ou oficinas sobre o tema. Convidar os pais para atuarem como examinador é uma estratégia bastante oportuna, servindo para ofertar conteúdos variados aos jovens e até mesmo identificar potenciais voluntários para o Movimento Escoteiro. 

+

O escotista pode realizar uma atividade para minha seção, relacionada a uma especialidade e considerar que os jovens a conquistaram?

Depende do que o item da especialidade solicita. Se o item especialidade não exige uma execução individual ou mesmo, que a realização parta do jovem, é possível que uma atividade ofertada a todos permita considerar a realização de um item. Mas lembre-se que o foco é o desenvolvimento individual, através de interesse e procura por algo novo. 

Ex.: Exemplo onde uma atividade ofertada a todos atende ao item da especialidade: Segurança do Trabalho, “Realizar uma visita de campo em uma empresa que possua a área de Segurança do Trabalho ou participar de uma palestra ministrada por um profissional da área de Segurança do Trabalho”.

Ex.: Exemplo onde uma atividade ofertada a todos não atende ao item da especialidade: Segurança Doméstica, “Apresentar uma palestra sobre prevenção de doenças e acidentes domésticos, a sua família, comunidade, seção ou grupo”.

+

Se a especialidade mudou de itens ou teve o número dos mesmos aumentados, o nível da especialidade conquistada muda?

As mudanças realizadas nos textos ou no número de itens de uma especialidade não alteram os níveis conquistados antes da mudança. Se uma especialidade muda durante o processo de conquista, caberá ao escotista marca os itens que entende ser mais adequados, para manter o nível já conquistado. Em suma, o que se recomenda é realizar uma equivalência, analisando os novos itens ou aqueles que foram alterados.

+

Concluir um item da especialidade é o mesmo que atingir uma competência, ou seja, o escotista deve observar no jovem a união do conhecer, habilidade e a ação?

Depende o que o item da especialidade solicita. Algumas especialidades trabalham com temas e atividades similares às da progressão. Caberá ao escotista, juntamente com o jovem, avaliar se a realização de um ou mais itens de uma especialidade atendem ao atingimento de uma competência.

 

Ex.: Na especialidade de Pioneiria, um dos itens pede “Construir um pórtico ou latrina de campo”, que é uma atividade similar da competência da progressão do Ramo Sênior, que pede “Confeccionar sozinho uma das seguintes pioneirias: a) lixeira com tampa e pedal; b) pórtico; c) canto de lenhador; ou d) intendência suspensa”

+

É errado realizar uma feira de especialidades?

A especialidade é de interesse pessoal do jovem, cabendo ao escotista a orientação e incentivo. Sendo assim, é possível realizar feiras de especialidades, com o objetivo de apresentar novos temas aos jovens e não buscando a conquista dos itens pela simples participação na atividade.

As exceções serão os casos onde na feira de especialidades é ofertada algum tipo de palestra ou atividade que a simples participação nela, compreenda a realização do item por parte dos jovens.

+

No caso de um examinador fora do movimento escoteiro. Como o escotista deve se relacionar com este examinador?

Nos casos em que existe um examinador de fora do Movimento Escoteiro, é fundamental que, inicialmente, o escotista explique tanto o objetivo e a importância das especialidades, quanto o papel do examinador. Ao escotista caberá a orientação e a confiança do retorno do examinador, que deverá ser contatado em caso de dúvidas.

+

Onde encontro todas as resoluções do CAN e da DEN?

Na área de Downloads no nosso site estão todos os documentos, divididos em CAN (Atas e Resoluções) e DEN (Ofícios e Resoluções). 

Acesse escoteiros.org.br/downloads

+

Quais são os parceiros dos Escoteiros do Brasil?

Os Escoteiros do Brasil estão em constante contato com os setores público e privado e diferentes organizações para promoção de parcerias que dialogam com nossos princípios e colaboram para o desenvolvimento da nossa missão.

Saiba quem são os parceiros institucionais em nosso site escoteiros.org.br/parcerias

+

Como doar para os Escoteiros do Brasil?

As doações aos Escoteiros do Brasil são direcionadas a manutenção do crescimento e desenvolvimento institucional. Sua contribuição faz a diferença! 

Conheça os valores e forma de doar no nosso site escoteiros.org.br/doacao/doe-agora

+

Como constituir a pessoa jurídica para a minha Unidade Escoteira Local?

O ideal é que a sua Unidade Escoteira seja constituída como uma associação privada sem fins econômicos (CNAE 9499-5/0, Natureza 399-9). Para isso, os integrantes da UEL´s deverão adotar os seguintes procedimentos:

  1. convocar Assembleia de Constituição de Associação;
  2. realizar a Assembleia, com lista de presença dos presente à reunião, com a aprovação do Estatuto (usar modelo fornecido pela Escoteiros do Brasil) e eleição dos integrantes da Diretoria e do Conselho Fiscal;
  3. Elaboração da Ata de Constituição, com indicação expressa de aprovação do Estatuto, eleição, posse e mandato dos eleitos; e,
  4. Registrar a Ata de Constituição e o Estatuto Social no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas do Município, juntamente com o requerimento de registro (2 cópias de cada documento, devidamente rubricados, assinados e com reconhecimento de firma do Presidente eleito).
+

Como obter o CNPJ da minha Unidade Escoteira Local?

Para obter o CNPJ, a sua UEL deverá estar devidamente registrada como uma associação privada sem fins econômicos perante o Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas de seu Município.

Após o registro, você deverá solicitar a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, através do endereço eletrônico redesim.gov.br e adotar os procedimentos indicados pela Receita Federal. Com o cadastro realizado e finalizado, você deverá encaminhar cópia autenticada da Ata de Eleição e do Estatuto para o endereço da Agência da Receita Federal que for indicada pelo site.

Mas lembre-se que com a emissão do CNPJ, sua UEL já está constituída e as obrigações fiscais e tributárias deverão a ser acompanhadas e entregues por um profissional contador.

+

Como faço para denunciar um caso de infração aos Códigos e Políticas de Integridade?

Há duas formas de realizar uma denúncia:

  1. Através do email [email protected] ; ou,
  2. No Canal de Conduta dentro do site da Escoteiros do Brasil.

As denúncias são recebidas pela Diretoria de Integridade com sigilo e confidencialidade. Denúncias anônimas somente são possíveis através do Canal de Conduta em nosso site e não possuem acompanhamento e nem retorno de andamento exatamente para resguardar o anonimato.

+
Skip to content