Unidades Escoteiras Locais recolhem mais de uma tonelada de lixo na #SemanaMaresLimpos - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Unidades Escoteiras Locais recolhem mais de uma tonelada de lixo na #SemanaMaresLimpos

25 setembro 2017

Entre os dias 16 e 24 de setembro, várias Unidades Escoteiras Locais mobilizaram-se para participar da Semana Mares Limpos e as iniciativas foram um sucesso: mais de 01 tonelada de lixo foram recolhidos. A ação faz parte da campanha Mares Limpos, promovida pela ONU Meio Ambiente, e estimulou o combate à proliferação de lixo nos mares. Confira como foi a participação de alguns grupos.

No Rio de janeiro, o Grupo Escoteiro Pedra Preta (141º) realizou a limpeza da margem do Rio Muriaé, que corta a cidade de Itaperuna (RJ). Foram recolhidos mais de 15kg de lixo, entre garrafas pet e sacolas plásticas. O Grupo Escoteiro Imbuí (60º) participou em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Prefeitura de Niterói e o Projeto de Extensão “Praia Limpa é a minha praia” da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Durante o Clean Up Day (16/09), que marcou o início da semana, jovens, escotistas e familiares, entre outros voluntários retiraram 145kg de lixo da Prainha de Piratininga na Região Oceânica de Niterói. Também no dia 16, jovens de todos os ramos e escotistas dos Grupos Escoteiros Jequitá (25º – ES) e Coqueiral (19º – ES) participaram da limpeza das praias da orla de Aracruz, completando quase 4km percorridos.

Em São Paulo, os jovens do Grupo de Escoteiro Billings, de São Bernardo do Campo, limparam a orla da represa Billings dentro do Parque Municipal Estoril. A Tropa Cruzeiro do Sul foi responsável pelo recolhimento de dois sacos de 100L cheios de garrafas plásticas, canudos e embalagens de plástico e isopor. No Rio Grande do Sul, a Tropa Escoteira Gemar Riachuelo (16º) recolheu 15 sacolas cheias de lixo da orla em Rio Grande (RS).

Os Escoteiros da Paraíba e outros voluntários recolheram resíduos deixados pelos banhistas na faixa de areia entre a praia de Tambaú e a Praia do Cabo Branco, em João Pessoa. A intervenção foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal, intitulada “João Pessoa Sustentável”, integrando a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), em alusão ao Dia Internacional de Limpeza de Praias e Rios.

A dedicação de cada membro reforçou o comprometimento com o tema anual (Escotismo e Desenvolvimento Sustentável) e sabemos que muitos outros grupos no Brasil contribuíram. Agradecemos a participação de todos e esperamos que a Semana Mares Limpos estimule outras ações ligadas ao meio ambiente e sustentabilidade.

Skip to content