Terceira edição do EducAÇÃO ESCOTEIRA movimenta escolas de todo o país para dia inteiro de atividades educativas - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Terceira edição do EducAÇÃO ESCOTEIRA movimenta escolas de todo o país para dia inteiro de atividades educativas

22 maio 2019

A 3° edição do EducAÇÃO ESCOTEIRA abriu o calendário de ações estratégicas dos Escoteiros do Brasil em 2019! E mais uma vez um dos nossos principais eventos foi um sucesso: até a manhã de segunda-feira (20), mais de 650 UELs de todo o Brasil já tinham registrado a atividade pelo PAXTU. São mais de 34 mil associados envolvidos com o projeto, e beneficiando mais de 100 mil pessoas em todas as regiões do país!

Tivemos como inspiração o tema anual dos Escoteiros do Brasil – Uma Aventura Saudável, e a ação teve o dia 18 de maio como referência. Por todo o Brasil, os Grupos e Seções fizeram parceria com Escolas e Centros Educacionais para apresentar um pouco mais do que o Movimento Escoteiro faz. Em Foz do Iguaçu-PR, por exemplo, o G.E. Guairacá (33°/PR) fez a ação com a Escola Municipal Osvaldo Cruz. A expectativa era ter mais de 50 crianças participando do EducAÇÃO ESCOTEIRA, e algumas tiveram contato com o escotismo pela primeira vez, como é o caso da Maria Clara Doin, de 10 anos. “Foi a primeira vez que participei! Achei muito legal as atividades e queria mais dias assim. Gostei de conhecer e saber a história do escotismo, um projeto muito legal que ajuda a gente a se desenvolver”.

Lilian Garcia, que coordenou a atividade em Foz, comentou que já é o terceiro ano que a escola participa da ação, e que todo o grupo se engaja para fazer uma atividade divertida e impactante. E contou também que tem crescido o interesse dos pequenos pelo Movimento Escoteiro! “Todos gostaram e se divertiram bastante, e tinha criança perguntando onde fica o grupo porque já quer começar a participar!”.

Outra ação que chamou a atenção aconteceu no Rio de Janeiro, na escola em que a voluntária Aline Leopoldo trabalha. Pelo terceiro ano seguido o Grupo que a Aline faz parte realizou a atividade, linkando as atividades propostas pelo EducAÇÃO ESCOTEIRA com um pouco do dia a dia da sede do grupo. Inclusive teve uma exposição na semana passada, pra chamar o pessoal pro evento. “Sempre na semana do EducAÇÃO eu faço uma exposição na escola, com distintivos, lenços e capa de fogo de conselho, contando algumas histórias sobre as atividades já vivenciadas. Esse ano uma pioneira ajudou com a apresentação do projeto aos alunos na hora do recreio”, explicou. “Os alunos que participaram ano passado ficaram animados, e ajudaram a divulgar pra quem ainda não conhecia o evento”.

Lembramos que o 3° EducAÇÃO ESCOTEIRA faz parte das atividades estratégicas dos Escoteiros do Brasil. A atividade teve como data de referência o dia 18 de maio, mas pode ser realizada e lançada no sistema PAXTU até o dia 16 de junho. A ação vale pontos para o Grupo Padrão, e também dá direito ao distintivo que completa o listel anual. Não esqueça de registrar a atividade!

Skip to content