Rede Nacional de Mobilização de Recursos se reúne em Curitiba para 1° Encontro Nacional - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Rede Nacional de Mobilização de Recursos se reúne em Curitiba para 1° Encontro Nacional

2 outubro 2018

Voluntários e Profissionais dos Escoteiros do Brasil reuniram-se em Curitiba-PR para a primeira edição do Encontro Nacional de Mobilização de Recursos, evento que aconteceu no final de semana dos dias 29 e 30 de outubro. O encontro ocorreu simultaneamente aos encontros de Comunicação e Imagem, e Relações Institucionais.

O evento contou com a participação de sete Regiões Escoteiras diferentes, e trouxe palestras que informam sobre a captação de recursos por meio de financiamento coletivo, aspectos jurídicos do terceiro setor, desenvolvimento e acompanhamento de projetos, e destaca a importância da participação social por meio de conselhos e outros espaços de discussão.

No primeiro dia, o escritório de Advocacia Marins de Souza, Leal & Olivari Advogados apresentou painéis sobre os Aspectos Jurídicos do Terceiro Setor e o Novo Marco Regulatório, tema relevante para o desenvolvimento de projetos e estabelecimento de parceria e dialogo com políticas públicas, tal temática foi apresentada também para os participantes do Encontro Nacional de Relações Institucionais.

Os aspectos importantes para o desenvolvimento de projetos foram tema da palestra apresentada por Angelo Tadini, professor do ISAE/FGV. Na parte da tarde, Bárbara Pimpão, Gerente do Centro Marista de Defesa a Infância, tratou da necessidade das organizações que atuam com crianças, adolescentes e jovens estarem inscritas em Conselhos, fazerem parte da Rede de Proteção à Crianças e Adolescentes e estarem inseridas nos espaços de discussão e garantia de direitos. Citou também as oportunidades de articulação e captação de recursos nesses espaços. O primeiro dia seguiu com uma conversa sobre Financiamento Coletivo e possibilidades de explorar tais plataformas para o desenvolvimento de projetos e financiamento de ação, o tema foi apresentado por Yasmin Youssef, da Benfeitoria – plataforma na qual os Escoteiros do Brasil podem registrar os seus projetos, por meio de canal próprio dos Escoteiros do Brasil na Benfeitoria.

No segundo dia de Encontro o vice-presidente dos Escoteiros do Brasil, Ivan Nascimento, apresentou aos participantes o Projeto Sempre Escoteiro, discutindo seus desdobramentos e coletando sugestões. O dia seguiu com a definição de estratégias para o fortalecimento da Rede Nacional de Mobilização de Recursos.

Para Ivan Nascimento, o primeiro Encontro Nacional de Mobilização de Recursos consolida o esforço do trabalho de captação na instituição. “As discussões e colaborações foram ricas e servirão para aprimorar os materiais que estão sendo desenvolvidos. A organização do evento foi impecável e possibilitou o ambiente necessário para o bom desenvolvimento do trabalho”, explica.

Skip to content