Proteção Infantojuvenil: curso em EAD e nova documentação - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Proteção Infantojuvenil: curso em EAD e nova documentação

5 fevereiro 2014

Nada como garantir a segurança de nossas crianças, adolescentes e jovens, não é mesmo? É com esse objetivo que os Escoteiros do Brasil prepararam um curso de proteção infantojuvenil em formato EaD, disponível para toda a comunidade, sendo obrigatório para escotistas e dirigentes.

Os novos associados a partir de 18 anos necessitam realizar o curso para registrar-se na instituição em 2014. Os que irão apenas renovar os registros escoteiros em 2014, deverão, durante o ano de 2014, realizar o curso, habilitando-se para a renovação em 2015.

A iniciativa vai ao encontro da Resolução n.º 09/2013 do Conselho de Administração Nacional e faz parte da Política de Proteção Infantojuvenil da instituição.

Acesse aqui o Curso de Proteção Infantojuvenil.

DOCUMENTOS IMPORTANTES

Além do curso, os membros adultos que ocuparem funções de escotistas ou dirigentes deverão, como parte do processo de inclusão, apresentar documentos que ajudem às respectivas diretorias a conhecer melhor os seus voluntários, possibilitando a participação de cidadãos que estejam de acordo com os princípios éticos do Escotismo.

Os documentos são facilmente obtidos e passam a ser exigidos para as inclusões (novos registros) de adultos no ano de 2014. Para os que já são voluntários, será necessário apresentar estes documentos a partir de 2015.

Apesar de ser uma prática na maior parte dos Grupos Escoteiros, a necessidade de apresentar os novos documentos faz parte da Resolução nº 10/2013, do Conselho de Administração Nacional.

Veja na Resolução a listagem com os documentos e onde poderão ser obtidos.

Conheça os outros materiais da Política de Proteção Infantojuvenil.

PAPO RETO

Drogas: Um caminho quase sem volta.

papo_reto.pdf


BULLYING – O QUE TODOS DEVEM SABER NO GRUPO ESCOTEIRO

A cartilha tem como objetivo compartilhar com membros do Escotismo, conhecimentos teóricos aliados a prática sobre o tema.

Bullying.pdf


FICHA TÉCNICA BULLYING

Ficha técnica com orientações básicas sobre bullying.

FICHA_TECNICA_BULLYING.PDF (270 KB)


PROTEÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ORIENTAÇÕES SOBRE COMO PROTEGER E PREVENIR ABUSOS – MANUAL PARA PAIS

Com o objetivo de orientar os pais sobre como lidar, denunciar e prevenir casos de abuso sexual, o manual pretende evitar que situações de abuso sexual ocorram nas famílias ou nos Grupos Escoteiros.

PROTECAO_DA_CRIANCA_E_DO_ADOLECENTE_MANUAL_PARA_PAIS.PDF (1.948 KB)


PROTEÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ORIENTAÇÕES SOBRE COMO PROTEGER E PREVENIR ABUSOS – MANUAL PARA ESCOTISTAS

A proteção da criança e do adolescente não é somente um dever dos pais ou responsáveis, mas de toda sociedade. Para orientar sobre como os Escotistas devem proceder frente a situações de abuso, o manual orienta sobre como lidar, denunciar e prevenir casos deste tipo.

PROTECAO_DA_CRIANCA_E_DO_ADOLECENTE_MANUAL_PARA_ESCOTISTAS.PDF (2.159 KB)

Skip to content