Projeto ‘Notáveis e Famosos’ resgata memória de Escoteiros importantes e significativos para o Escotismo no Brasil - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Projeto ‘Notáveis e Famosos’ resgata memória de Escoteiros importantes e significativos para o Escotismo no Brasil

30 novembro 2018

Os Escoteiros do Brasil lançam uma importante página no processo de resgate de memória e registro histórico da instituição. Organizado por historiadores membros da Patrulha Jaguatirica – grupo que reúne interessados e engajados no estudo da história do Escotismo no Brasil -, o Projeto ‘Notáveis e Famosos’ apresenta uma vasta reunião de nomes de membros do Movimento Escoteiro, com alguma contribuição significante ou boa prática relacionada ao Escotismo.

A ideia para o projeto surgiu da ampla quantidade de histórias e exemplos que se encaixam no foco do projeto, como explicou Mauricio Moutinho, membro da Patrulha e da Região Escoteira do Rio de Janeiro. “Há um grande reconhecimento de pessoas no Movimento Escoteiro pelo sistema de recompensas e condecorações, mas muito mais poderia ser dito em relação às pessoas selecionadas. Há nomes de todas as épocas e por diferentes razões, demonstrando a pluralidade de bons exemplos no Escotismo”. Moutinho explicou que o desenvolvimento do projeto envolveu todos os membros da Jaguatirica, que conta hoje com 20 escotistas de todas as partes do Brasil, sendo que, para ser parte do grupo, um membro precisa ter algum projeto de trabalho relacionado à história do Escotismo.

Pela grande gama de representantes de várias regiões escoteiras presentes no grupo, a Patrulha garantiu o alcance de histórias em todo o país. “Por algum tempo a patrulha debateu sobre como formatar o projeto em termo de escolha de nomes e garantia de amplitude para ter a cobertura de nomes do Escotismo no Brasil inteiro, e não apenas nos grandes centros”, comentou Mauricio, explicando que o projeto optou pela elaboração de pequenas biografias, visto que o grupo já estava desenvolvendo um projeto paralelo de biografias dos escotistas agraciados com a condecoração Tapir de Prata há pelo menos dois anos. E foi justamente deste processo que surgiu a necessidade para outras pessoas. “Depois vimos que muitos não agraciados com o Tapir de Prata tinham vidas escoteiras notáveis, e precisavam do destaque”, completou.

As listas de Escoteiros Notáveis e Famosos está disponível pela página do Projeto (https://www.escoteiros.org.br/notaveisefamosos/), e, como relatou Carmen Barreira, diretora nacional de Métodos Educativos dos Escoteiros do Brasil e membro da Patrulha Jaguatirica, é um presente do grupo para a instituição. “O trabalho surgiu após várias postagens de Escoteiros famosos americanos, ingleses, mas e como ficavam os famosos brasileiros? Então essa equipe identificou 94 brasileiros famosos e notáveis, e fez uma lista que virou um presente para os Escoteiros do Brasil pelos 94 anos comemorados em 2018”.

Skip to content