Primeira Edição do Hackathon Escoteiro Reúne Jovens em Brasília - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Primeira Edição do Hackathon Escoteiro Reúne Jovens em Brasília

30 maio 2018

A capital federal Brasília recebeu nos dias 19 e 20 de maio a primeira edição do Hackathon Escoteiro, evento que propôs aos participantes a elaboração de sugestões criativas e inteligentes para o Jamboree Nacional Escoteiro, utilizando da tecnologia e tendo como pilar o trabalho em equipe e a troca de experiências. Ao todo, estiverem presentes 25 pessoas de 6 Estados diferentes e o resultado foi o desenvolvimento das seguintes ideias, elaboradas pelos jovens:

– AcampAPP, um aplicativo que auxilia a planejar as tarefas essenciais na saída para um acampamento ou atividade externa, como arrumar a mochila e imprimir autorização.

– O GPScout prevê a geolocalização do campo com informações sobre cada local e o cálculo do tempo (tempo de descolamento em minuto/hora) em relação ao local;

– JambFood é um aplicativo em que você possa selecionar os itens do supermercado e deixar separados/reservados, calcular o tempo da sua distância do mercado e o tempo de fila, com o objetivo de agilizar e otimizar o tempo dos jovens no acampamento;

– ScoutChanger é a proposta de um site de trocas escoteiras, onde quem tem algo para ofertar, como um lenço, tira uma foto e disponibiliza e quem tem interesse entra em contato e pode oferecer algo em troca, por exemplos três distintivos pelo lenço.

Numa visão geral, o Hackathon Escoteiro foi um evento criado para trazer inovação ao Escotismo, fomentar a criação de soluções para problemas encontrados pelas regiões, Grupos Escoteiros e seções, além de incentivar a transmissão e compartilhamento de conhecimentos não apenas de tecnologia, mas também de todo tipo de informação relacionada à inovação, economia criativa, empreendedorismo e novas tendências da sociedade.

Outro destaque interessante deste evento é que nenhum tipo de pré-requisito de conhecimento ou habilidade relacionada a tecnologia ou desenvolvimento de aplicações foi exigida para a participação, pois dentre os voluntários estavam profissionais de áreas de tecnologia que ficaram à disposição para ajudar com as necessidades técnicas que os participantes tivessem ou pudessem encontrar durante o evento.

Para saber mais acesse a página no Facebook (www.facebook.com/hackathonescoteiro/), criada para divulgar as atividades à medida que o evento ocorria, e pesquise a hashtag #hackathonescoteiro nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter).

A solução ScoutChanger foi escolhida a vencedora, mas é importante frisar que, desde seu início, o evento foi apresentado não como uma competição, mas sim como um esforço coletivo de cooperação entre membros do Movimento Escoteiro para promover a inovação tecnológica dos Escoteiros do Brasil. Os prêmios serão entregue durante o 7º Jamboree Nacional Escoteiro.

Assista o depoimento de alguns dos participantes:

Skip to content