Primeira edição do Curso Nacional de Gestores do Programa Educativo reúne mais de 60 pessoas de todo o país - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Primeira edição do Curso Nacional de Gestores do Programa Educativo reúne mais de 60 pessoas de todo o país

22 novembro 2018

Entre os dias 15 e 18 de novembro de 2018, os Escoteiros do Brasil realizaram pela primeira vez o Curso Nacional de Gestores do Programa Educativo. Pensado e coordenado pela Equipe Nacional de Métodos Educativos, o curso teve como objetivo a capacitação de adultos com perfil e envolvimento em processos de gestão do Programa Educativo. O foco principal foi a implementação de ferramentas e metodologias de animação territorial, como mobilização, suporte e apoio às Unidades Escoteiras Locais, Distritos e Regiões Escoteiras.

Com a oportunidade de aprofundar conceitos relacionados a proposta educativa do Escotismo o Curso trouxe para Bateias um grupo de formadores que incluiu o ex-presidente do Comitê Escoteiro Mundial, João Armando Gonçalves, o ex-diretor de Programa da Região Escoteira Interamericana, Héctor Carrer, a Diretora de Métodos Educativos dos Escoteiros do Brasil, Carmem Barreira, os membros do Escritório Nacional Luiz Cesar Horn, Vitor Augusto, Marcos Ramacciato e Marcelo Margraf, além de Juciele Rosa, da Região Escoteira do Distrito Federal, Janice Coutinho, de Santa Catarina, e uma conferência especial sobre Inovação, com Elaine de Andrade, do Sistema FIEP.

Para a diretora Carmen Barreira, o curso foi uma oportunidade de aprendizado para os gestores. “Foi um espaço de aprendizagem mágico, em que cursantes e equipe aprenderam e saíram energizados para mostrar aos associados e a sociedade que somos uma organização que aprende e que ajuda na construção de um mundo melhor”, explicou. William Bonalume, da Região Escoteira do Rio Grande do Sul, disse que o curso foi um dos mais transformadores na caminhada escoteira. “Todos os participantes foram destaque dada a relevância do tema e a mudança que a instituição passa. É hora de trabalharmos Métodos Educativos de maneira mais ampla como prevê nosso Planejamento Estratégico, fortalecendo o Programa Educativo com iniciativas como essa”.

O Curso aconteceu no Campo Escola de Bateias, no Paraná, e contou com representação de treze Regiões Escoteiras do Brasil. No total, entre inscritos e organização, mais de 60 pessoas estiveram presentes, envolvidos com o desempenho de funções na área de Programa Educativo. Por meio de discussões, palestras e atividades, o grupo trabalhou tópicos como pensamento pedagógico, a Política Nacional de Programa Educativo, Juventude, Gestão de Adultos, implementação do Método Escoteiro, Empoderamento Juvenil, Animação Territorial, entre outros.

Cinthya de Freitas, da Região Escoteira da Paraíba, teve as expectativas superadas em relação ao encontro, enxergando como um espaço para compartilhamento de realidades. “Saímos com a certeza da multiplicação dos nossos conhecimentos através do diálogo e entusiasmados para auxiliar e contribuir com o crescimento desta prática educativa que é o Movimento Escoteiro por meio da animação territorial”. A visão foi compartilhada por Elisa Goe, do Grupo Escoteiro Tibiriçá (243°/SP). “Parece ter sido pensado nos últimos detalhes: Unidades Didáticas completamente práticas, com espaço para discussão, troca de experiências e construções coletivas”, disse. “O ambiente se manteve alegre e fraterno”, completou.

Skip to content