Parceria entre Escoteiros do Brasil e Instituto Mauricio de Sousa resulta em álbum de figurinhas ‘Turma da Mônica e os Escoteiros’ - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Parceria entre Escoteiros do Brasil e Instituto Mauricio de Sousa resulta em álbum de figurinhas ‘Turma da Mônica e os Escoteiros’

27 abril 2019

A Sessão Solene do 25° Congresso Nacional Escoteiro ficou marcada pela divulgação de uma importante parceria firmada pelos Escoteiros do Brasil e que resultou num divertido produto: em 2019 lançamos o livro ilustrado ‘Turma da Mônica e os Escoteiros’ um álbum de figurinhas feito em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, que será uma ferramenta relevante para divulgar o Movimento Escoteiro para ainda mais crianças, adolescentes e jovens de todo o Brasil.

Principal produto da parceria, o álbum conta a história do dia em que Cebolinha convida os amigos Cascão, Magali e Mônica para conhecer um Grupo Escoteiro. Durante a visita, a Turma tem contato com as atividades típicas de um dia no Movimento, além de aprender mais sobre o que é, o que faz e o que torna o Escotismo tão especial e importante para a formação de cidadãos melhores e mais engajados com a comunidade que os cerca.

Para Alessandro Garcia Vieira, diretor-presidente dos Escoteiros do Brasil, a iniciativa é estratégica do ponto de vista da divulgação do Movimento Escoteiro no Brasil. “O Instituto Mauricio de Sousa tem o mesmo público alvo de nossa atuação. Ter um produto da Turma da Mônica com conteúdo escoteiro gera possibilidade de crescimento do nosso efetivo, pois há um aumento no alcance entre as crianças. Ao mesmo tempo são mais de 120 mil escoteiros em contato com as publicações do Mauricio de Sousa, o que é bom também para nosso parceiro”, explica.

Esta ação conjunta aproxima as duas instituições em áreas uníssonas – tanto Escoteiros do Brasil quando o Instituto Mauricio de Sousa nutrem uma profunda preocupação com o público infantojuvenil, principalmente no contexto da educação, dos vínculos familiares e valores. Além disso, ambas andam de mãos dadas também na missão: formar uma geração futura responsável, consciente, inclusiva, igualitária e que possa desenvolver plenamente o próprio potencial.

Contada em formato de quadrinhos, a história é uma forma de comunicação nova para os Escoteiros do Brasil, e é um veículo de linguagem lúdica e atraente para as crianças e adolescentes. “Já fizemos filme e publicações, mas essa é uma nova perspectiva de mostrarmos o que fazemos e quais são nossos valores”, completa Alessandro. “A gente amplia a nossa possibilidade de comunicação e associa as duas marcas que têm um mesmo compromisso”.

Durante a solenidade do Congresso Nacional Escoteiro, ocorrida em Brasília-DF na noite de sexta-feira (26), Amauri Sousa, Diretor do Instituto Mauricio de Sousa, recebeu uma honraria especial em nome do grupo. O Prêmio Escoteiros do Brasil de Educação, que premia um educador e uma instituição indicados pelos associados, e que tenham sido relevantes no cenário regional/nacional em educação, homenageou o Instituto Mauricio de Sousa na edição de 2019.

O álbum e as figurinhas estarão disponíveis para compra por meio da Loja Escoteira Nacional, bem como as figurinhas. A ideia é que os associados – principalmente as crianças e adolescentes – possam utilizar o produto para divulgar o Movimento Escoteiro aos colegas que ainda não conhecem o escotismo, além de poder ter momentos de diversão com pais e amigos na hora de colecionar e trocar os cromos nos Grupos e encontros daqui pra frente.

Mauricio de Sousa deixou um vídeo para os Escoteiros do Brasil contando um pouco sobre a parceria. Confira!

Skip to content