CAN institui novas condecorações a associados dos Escoteiros do Brasil - Escoteiros do Brasil
Área do associado

CAN institui novas condecorações a associados dos Escoteiros do Brasil

8 junho 2022

O Conselho de Administração Nacional (CAN) instituiu no último dia 30 de maio, através da Resolução 03/2022, novas condecorações de valor e de bons serviços para associados e Unidades Escoteiras Locais, respectivamente. Ao todo são 5 novas medalhas, dentre elas a medalha Escotismo – Educação para a vida e a Cruz de Valor Maria Pérola Sodré, e um novo Troféu de Longevidade.

A nova Medalha Escotismo – Educação para a vida será concedida pelo Conselho de Administração Nacional a associados e antigos associados, maiores de 18 anos, que no desempenho de funções fora do Movimento, realizam serviços de destaque na sociedade em âmbito nacional, no campo das ciências, das artes, dos esportes, da política, em benefício da paz e integração entre os povos, etc. contribuindo de maneira determinante para a construção de um mundo melhor, demonstrando a influência da Educação Escoteira na sua formação cidadã.

A Medalha de Bons Serviços, que se destina a premiar a boa e eficiente atividade escoteira pelo tempo em que o associado esteve registrado, agora será entregue também àqueles que completarem 25, 35 e 45 anos de bons serviços ao Movimento Escoteiro. A mesma só deve ser concedida pela Diretoria Executiva Nacional e pelas Diretorias Regionais e Locais.

O Troféu Longevidade é destinado a premiar a boa e eficiente atividade desenvolvida pela Unidade Escoteira Local (UEL) ao longo dos anos, levando em consideração o caráter meritório e os serviços em prol da juventude brasileira. O reconhecimento pela longevidade é outorgado por meio de certificados e troféus em cinco categorias, sendo a mais nova delas, o Troféu Baobá, outorgado para as UELs que completarem 15 anos de atividades ininterruptas. 

Por último, a Medalha Cruz de Valor Maria Pérola Sodré é concedida somente para membros beneficiários do Movimento Escoteiro e destina-se a reconhecer a relevância e destaque nos diversos campos das ciências e nos desportos, em âmbito nacional e internacional.

As condecorações dos Escoteiros do Brasil destinam-se a reconhecer pessoas do quadro social da instituição por feitos de grandes méritos no exercício de funções ou cargos dentro ou fora do Movimento Escoteiro. Destinam-se também a reconhecer órgãos escoteiros que se destacam por feitos semelhantes e a homenagear pessoas e entidades não vinculadas à UEB, por atitudes especialmente relevantes assumidas em favor do Escotismo.

As novas medalhas agora estão em fase de criação para posterior produção e condecoração aos merecedores de tal reconhecimento. Conheça mais sobre as novas condecorações dos Escoteiros do Brasil na Resolução 03/2022 do CAN.

Skip to content