Nota de Falecimento - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Nota de Falecimento

30 janeiro 2019

É com profundo pesar que os Escoteiros do Brasil comunicam o falecimento, na madrugada desta quarta-feira, 30 de janeiro de 2019, do Dirigente Escoteiro Baldur Oscar Schubert.

Médico, nascido em Novo Hamburgo – RS, Schubert foi Mestre Pioneiro, Dirigente Regional da UEB/DF e Conselheiro Nacional dos Escoteiros do Brasil.

Com uma carreira excepcional, Schubert foi Presidente do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), Superintendente do Instituto Nacional da Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), Presidente da Fundação Nacional de Saúde, Secretário Nacional de Vigilância Sanitária, Presidente da Comissão Nacional de Prevenção da Cólera, Coordenador da Área Técnica da Saúde do Homem no Ministério da Saúde, dentre outras atribuições.

Schubert também foi membro do Conselho Nacional de Saúde, do Conselho Federal de Entorpecentes e da Comissão Nacional de Residência Médica. Atuou como Presidente da Comissão Técnica Permanente de Riscos Profissionais da OISS, Presidente da Comissão Americana de Prevenção dos Riscos no Trabalho da CISS, e foi Vice-Presidente da Comissão Técnica do Seguro de Acidente de Trabalho e Doenças Profissionais da AISS.

Foi Consultor internacional da Organização Internacional do Trabalho (OIT) da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS), da Organização Ibero-Americana de Seguridade Social (OISS) e do GVG/Banco Mundial, em seis países.

Palestrante e articulista, Schubert conciliou a carreira brilhante com uma forte atuação comunitária, presidindo o Rotary Clube Brasília Sudoeste e atuando como Governador Assistente do Distrito 4530 do Rotary International.
O Escotismo se orgulha de ter contado com a atuação voluntária desse homem público que se destacou pela competência e pela retidão de caráter.

Schubert deixa a esposa Catarina, três filhas e cinco netos, que podem se orgulhar da trajetória que traduzimos em poucas linhas, uma jornada de muitas sementes plantadas, um legado que apenas grandes seres humanos conseguem deixar.
Sentiremos saudades!

Skip to content