No Dia de Doar de 2018, confira depoimentos de quem contribuiu com os Escoteiros do Brasil por meio do Imposto de Renda - Escoteiros do Brasil
Área do associado

No Dia de Doar de 2018, confira depoimentos de quem contribuiu com os Escoteiros do Brasil por meio do Imposto de Renda

27 novembro 2018

Desde 2013 o #DiaDeDoar movimenta o país para um ato de solidariedade, como um dia de reafirmar a importância e incentivar a cultura de doação entre os brasileiros, mostrando caminhos e facilitando a relação entre contribuintes e organizações da sociedade civil. A campanha surgiu em 2012 nos Estados Unidos com o nome de Giving Tuesday (‘terça-feira de doar), e ocorre na primeira terça-feira logo após o Dia de Ação de Graças, prática replicada em mais de 45 países. As doações permitem que organizações que desenvolvem trabalhos sociais tirem os planos do papel, e concretizem novos projetos. Muitas iniciativas já contam com as doações frutos dessa ação para continuar atuando, crescer e atender ainda mais pessoas.

Para que a campanha aconteça, é essencial que todos estejam envolvidos, sociedade e organizações. Sem as pessoas, o #DiaDeDoar não acontece! E nós dos Escoteiros do Brasil, preocupados e engajados com a educação não formal de crianças, adolescentes e jovens, também participamos da mobilização, abrindo possibilidades para receber doações por diferentes fontes para seguir realizando os projetos do Movimento Escoteiro.

Além das plataformas de doação da WOSM – Organização Mundial do Movimento Escoteiro – e da Benfeitoria, também é possível doar por meio da doação do Imposto de Renda devido, como fez Luciano José de Oliveira Loures, da Região Escoteira de Minas Gerais. “Acredito que temos que contribuir para um projeto que está no Brasil há 108 anos e que tem dado muito certo. Entendo que este recurso, por mais simples que seja, ajudará nos projetos e irá impactar, de forma positiva, na educação de crianças, adolescentes e jovens do Movimento Escoteiro”, comenta, em depoimento.

Assim como Luciano, outro exemplo de imposto de renda direcionado para o Movimento Escoteiro é o de Ruben Penna Wageck. Chefe do Grupo Escoteiro São Luiz de Gonzaga (08°/PR) há 35 anos, viu na modalidade uma opção de seguir investindo no aprendizado dos escoteiros, mas também de fora do grupo. “Por ser chefe escoteiro e participante do movimento há 50 anos, acredito que podemos e devemos difundir mais o Escotismo no Brasil; e para isso necessitamos de recursos – principalmente para atender os municípios mais carentes, que temos que subsidiar. Quando soube desta possibilidade de doar parte do meu imposto de renda para uma instituição de grande valia para a sociedade, fiquei atento para não perder a oportunidade”, explica.

Para doar o IR para os Escoteiros do Brasil é preciso se atentar aos prazos da declaração, entre dezembro de 2018 e abril de 2019. Você doa uma parte do valor do seu imposto de renda devido – 6% até dezembro e 3% até abril. Desta forma, você colabora sem pagar nada a mais por isso, e pode contribuir com ações que ajudam a construir um mundo melhor. Caso tenha interesse em contribuir com os Escoteiros do Brasil, é só fazer a doação para os fundos para a Infância e Adolescência em que temos projetos aprovados, e nos encaminhar o comprovante de pagamento da sua doação, indicando seu interesse em doar para nós.

Você pode saber mais pelo vídeo:

Participe do #DiaDeDoar e #GivingTuesday. Doe, faça parte contribuindo com a mudança na história de vida de muitas pessoas em todo país!

Skip to content