Mensagem da Diretoria Executiva Nacional de agradecimento aos voluntários - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Mensagem da Diretoria Executiva Nacional de agradecimento aos voluntários

27 outubro 2021

Caro (a) Voluntário (a) dos Escoteiros do Brasil, 

Iniciamos o último trimestre do ano de 2021. Não poderíamos deixar de aproveitar esta oportunidade para entrar em contato com cada um de vocês para agradecer pelo ótimo trabalho junto aos Escoteiros do Brasil, realizado em benefício da nossa juventude, do nosso país e do nosso mundo. 

Com muito entusiasmo, temos acompanhado o retorno das atividades presenciais nas Unidades Escoteiras Locais. Mesmo no período pandêmico, o qual ainda enseja cuidados especiais, constatamos um crescimento acima do esperado do nosso número de associados. Tal crescimento, acima das previsões otimistas, nos deixa felizes, pois como voluntários, compartilhamos da crença de que é possível construir um mundo melhor por meio da disseminação dos valores e dos princípios do Movimento Escoteiro. 

O cenário positivo que se apresenta no último semestre deste ano, nos faz colocar ainda mais atenção à contribuição de cada adulto que se doa à nossa causa de educar crianças, adolescentes e jovens para a vida. Por isso, gostaríamos de reforçar a gratidão dos Escoteiros do Brasil pela sua participação e contribuição essencial neste desafiador ano de 2021. 

Se em 2020 tivemos que descobrir novas formas de aplicar e vivenciar o Escotismo, neste ano os desafios foram inúmeros: a manutenção dos nossos grupos escoteiros e seções autônomas; a motivação dos jovens nas seções em um contexto no qual as atividades online já não se mostram tão atraentes; o suporte aos adultos voluntários e muitos outros que surgiram no caminho. Todo esse trabalho, que hoje se mostra bem-sucedido, é resultado da dedicação, do esforço e da resiliência de pessoas como você, os quais foram fundamentais para que os Escoteiros do Brasil pudessem superar a maior crise sanitária e financeira vivenciada na história recente da humanidade. 

Para que se tenha uma dimensão da importância de sua participação, em números gerais, foram realizadas mais de 10.621 participações de adultos voluntários, somente contabilizando os webinários oferecidos pelo Nível Nacional dos Escoteiros do Brasil, o que, convertido em horas, estimamos uma quantidade superior a 60.000 horas de trabalho voluntário, porém, se considerarmos uma média de participação semanal de cada adulto na organização, chegamos a um número impressionante de 1.386.288 horas de trabalho voluntário, dedicadas na programação de atividades, na gestão e no acompanhamento dos jovens beneficiados pela prática educativa do Movimento Escoteiro e, consequentemente, à construção de um mundo melhor. 

Para os próximos meses do ano, os Escoteiros do Brasil reafirmam o compromisso com o atendimento dos voluntários e com a apresentação de atividades e ferramentas para prestar o suporte necessário à prática do Escotismo, especialmente no nível Local, onde ele de fato acontece, seja por meios virtuais ou presenciais. Lançaremos em breve um plano dedicado aos voluntários da nossa instituição, com o objetivo de propor caminhos para o incentivo às boas práticas no cuidado com os nossos adultos, e seguiremos com novidades atraentes aos jovens também. 

Esta mensagem é um ato simples e sincero de agradecimento a todos vocês, voluntários, que se dedicam, nos emocionam e nos incentivam a caminhar juntos pela construção de um mundo melhor por meio dos ensinamentos de B-P e da nossa Promessa Escoteira. Muito obrigado pelo trabalho incrível que vocês fazem! 

Temos certeza que em breve, poderemos nos encontrar ao ar livre, fazer novas amizades e rever os amigos! 

Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível! 

Diretoria Executiva Nacional (DEN) dos Escoteiros do Brasil 

Skip to content