Maior evento especializado em educação não-formal chega ao Rio de Janeiro - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Maior evento especializado em educação não-formal chega ao Rio de Janeiro

10 dezembro 2019

Mais de 400 líderes juvenis, 70 organizações internacionais, organizações de serviço e liderança juvenil, agências da ONU, acadêmicos e profissionais da educação estão reunidos entre os dias 9 e 11 de dezembro no Rio de Janeiro para o Fórum Mundial de Educação Não-Formal, evento que busca debater as tendências atuais e futuras da educação não-formal em um âmbito mundial.

O Fórum Mundial de Educação Não-Formal, organizado pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME), UNICEF, UNFPA e pela Enviada para Juventude do Secretário-Geral da ONU e conta com o suporte da organização sede dos Escoteiros do Brasil.

O Fórum é o primeiro evento deste tipo oferecendo uma plataforma internacional para discutir e apresentar ideias sobre a educação não-formal, explorando como as organizações podem se manter atualizadas com as últimas tendências em educação não-formal e, ainda, como podem contribuir para o alcance das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“A Educação não-formal é um pré requisito para o engajamento significativo em uma sociedade moderna. Nós estamos testemunhando a maior geração juvenil que o mundo ja viu, e é nossa responsabilidade garantir que cada jovem tenha acesso a oportunidades que o encoraje a prosperar nessa sociedade em rápida mudança”, diz Ahmad Alhendawi, Secretário-Geral do Movimento Escoteiro.

A programação de três dias apresenta um série de painéis principais de discussão, liderados por experts de cada setor, palestras, mais de 30 sessões interativas e eventos paralelos. Entre os principais resultados do evento está a realização de uma declaração conjunta denominada “Declaração do Rio”, apresentando itens de ação e compromissos para avançar com a agenda e o investimento em educação não-formal.

O evento também fornece uma plataforma para as alianças de organizações juvenis convocarem suas reuniões paralelas anuais, incluindo o Encontro Internacional de Coordenação de Organizações Juvenis (ICMYO) e o grupo “Big 6” de organizações juvenis, que conta com a Associação Mundial de Guias e Escoteiras , YMCA, YWCA, Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e o Prêmio Internacional do Duque de Edimburgo.

O Fórum Mundial de Educação Não-formal tem como sede o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio.

Skip to content