Escoteiros do Brasil lançam jogo de tabuleiro sobre nações lusófonas - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do Brasil lançam jogo de tabuleiro sobre nações lusófonas

19 outubro 2021

Criado em parceria com Comunidade Escoteira Lusófona (CEL), jogo é um convite a explorar e conhecer mais os países

Com o objetivo de incentivar os jovens a conhecerem mais sobre os países que fazem parte da Comunidade Escoteira Lusófona, as Associações Escoteiras Nacionais de cada uma das nações, reuniram-se para criar o jogo Lusus. O Lusus é um jogo de tabuleiro, jogado em pequenos grupos e que aborda questões relacionadas com a Geografia, a Cultura, a Linguagem e a Comunicação, o Escotismo e Curiosidades dos países lusófonos.

Nascida em 1995, a Comunidade Escoteira Lusófona é uma plataforma informal que congrega as associações escotistas de países de língua oficial portuguesa, criando um espaço de diálogo intercontinental no âmbito do Escotismo, fortalecendo a fraternidade mundial e aproximando os povos. Fazem parte da Comunidade as seguintes associações escoteiras: 

  • AEA – Associação de Escuteiros de Angola
  • AECV – Associação dos Escuteiros de Cabo Verde
  • AEP – Associação de Escoteiros de Portugal
  • AESTP – Associação de Escuteiros de São Tomé e Príncipe
  • CNE – Corpo Nacional de Escutas de Portugal
  • CNE – Corpo Nacional de Escutas de Guiné-Bissau
  • LEMO – Liga dos Escuteiros de Moçambique
  • UEB – Escoteiros do Brasil
  • UNE-TL – União Nacional dos Escuteiros de Timor Leste

O Lusus – O Grande Jogo das Nações foi criado a fim de conectar as nove nações do Escotismo lusófono. O objetivo ao final da partida é que os jovens tenham conquistado a bandeira de cada um dos nove países, respondendo a questões de cinco categorias distintas: Cultura; Escotismo; Geografia; Linguagem e Comunicação e Internacional, em que deve-se escolher uma das três opções disponíveis (apresentação da Associação Escoteira Nacional, de uma atividade escoteira ou de voluntariado ou de curiosidades do país).

O jogo possui desafios e questões diferentes de acordo com os ramos nos quais ele é aplicado. Além de ser uma ótima opção de atividade para um sábado em sede ou mesmo para uma socialização, é também uma oportunidade para conquistar a Insígnia da Lusofonia, pois ao final do jogo os jovens já terão cumprido alguns itens previstos no regulamento da insígnia de interesse especial. 

Nosso agradecimento a todos os irmãos de lenço do Corpo Nacional de Escutas, de Portugal, pela produção do jogo original, que resultou na adaptação brasileira.

Quer saber mais? Clique aqui e acesse todas as regras e demais materiais do jogo disponíveis para download. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para [email protected] 

Skip to content