Insígnia Mares Limpos tem novo desafio para 2018 - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Insígnia Mares Limpos tem novo desafio para 2018

19 setembro 2018

Entre os dias 29 de setembro e 08 de dezembro de 2018, membros juvenis dos Escoteiros do Brasil de todo o país poderão participar do desafio para conquistar a Insígnia Mares Limpos. O desafio surge diante do crescente uso intenso de recipientes de plástico que, infelizmente, acabam sendo despejados nos oceanos em grande quantidade. Em parceria com a ONU Meio Ambiente e o Movimento Menos 1 Lixo, os Escoteiros do Brasil novamente se engajam em um projeto de cuidado com o Meio Ambiente, incentivando lobinhos, sêniores, escoteiros e pioneiros a reduzirem o consumo de plástico, cumprindo com o “Desafio Menos 1 Lixo/Mares Limpos”.

O desafio se baseia em um levantamento da empresa de pesquisas Euromonitor International, publicado pelo jornal The Guardian, da Inglaterra, que aponta a marca de meio trilhão de unidades de garrafas plásticas consumidas anualmente a ser ultrapassada até 2021. Estima-se que mais de um milhão de garrafas são compradas mundialmente a cada minuto, número que deve crescer em 20% nos próximos quatro anos. Embora a produção das garrafas majoritariamente utilize de tereftalato de polietileno, um material altamente reciclável, a falta de campanhas de sustentabilidade e de consciência da sociedade faz com que o principal destino dos recipientes sejam os oceanos.

Além do próprio desrespeito à Natureza, o quadro é ainda mais preocupante: a Universidade Ghent, da Bélgica, publicou em 2014 um estudo que aponta que o hábito de comer frutos do mar, como camarões e mariscos, faz com que o ser humano ingira cerca de 11 mil pequenos pedaços de plástico anualmente, risco destacados também pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos. Considerando que a produção de plástico tende a aumentar, o alerta para os riscos à saúde de animais e seres humanos é urgente.

Para conquistar a Insígnia Mares Limpos, cada membro precisa se comprometer com a redução do uso do material, além de cumprir com tarefas durante o período de 10 semanas. A resolução que regulamenta a Insígnia, bem como a explicação do desafio, está publicada e pode ser conferida por aqui.

Participe do Desafio, colabore com a preservação do Meio Ambiente. Vamos juntos construir um mundo melhor!

Banner Insígnia Mares Limpos

Skip to content