G.E.Mar Alt. Tamandaré (10º/AM) promove o Grande Jogo Naval 2017 - Escoteiros do Brasil
Área do associado

G.E.Mar Alt. Tamandaré (10º/AM) promove o Grande Jogo Naval 2017

1 novembro 2017

Entre os dias 13 e 15 de outubro, o Grande Jogo Naval 2017, atividade promovida pelo Grupo Escoteiro do Mar Tamandaré – 10/AM, reuniu cerca de setenta jovens, de oito Grupos diferentes da Região Escoteira do Amazonas, sendo um destes o Grupo Escoteiro João Paulo do Andirá, no qual viajou vários dias de Barreirinha, no Interior do Amazonas, até Manaus.

Os jovens tiveram a sua primeira experiência de embarcar em um navio para uma atividade escoteira. Logo na chegada, com o navio ainda atracado ao porto, receberam instruções de “Salva Guarda da Vida Humana nos Rios”, onde aprenderam a colocar os coletes salva vidas e como abandonar a embarcação em caso de necessidade.
Os jovens também puderam participar de uma simulação de emergência e invasão de embarcação: às três da manhã o navio tocou o sinal de emergência e, em quatro minutos, todos da tripulação estavam guarnecidos com os coletes e em forma no terceiro convés.

Rumo à comunidade Aruanã, após uma forte chuva tropical típica da época, navegamos passando sobre o encontro das águas. Durante a viagem os escoteiros receberam a instrução de preservação dos rios, sendo que algumas patrulhas receberam ainda instruções de marinharia e navegação. Os escoteiros ainda estavam organizando seus cantos de patrulha quando outro exercício de emergência a bordo foi realizado com muito sucesso.

Na chegada à Costa do Aruanã, os escoteiros e seniores desembarcaram para um grande jogo na praia, receberam uma aula dos ribeirinhos sobre confecção de caniços (varas de pesca artesanal), participaram de um grande jogo escoteiro com pranchas de sup, resgate de filhote de peixe-boi, e uma grande caça ao tesouro. Ainda na praia, os jovens aprenderam a limpar e preparar os mais variados pescados amazônicos.

Durante a noite, durante o Fogo de Conselho, canções empolgantes foram cantadas com muita alegria. A maior emoção ficou por conta do Chefe Roberto do Grupo Escoteiro Joao Paulo do Andirá, que emocionou a todos com o violão.
No dia 15, nos deslocamos à comunidade ribeirinha, onde a embarcação foi recebida com fogos e cantorias de boas vidas. Na chegada, os instrutores conduziram os membros juvenis barranco acima, onde se realizou uma atividade social com as crianças da comunidade, sendo distribuídos brinquedos em comemoração ao dia das crianças. A comunidade pôde participar do cerimonial de bandeira, típico dos Escoteiros do Mar, com os toques de apito de marinheiro.

Ao retornarmos ao Navio viajamos de volta a Manaus com o espirito alegre e com o sentimento de missão cumprida. Já sobre o encontro das águas a tripulação do Grande Jogo Naval realizou o encerramento, com a entrega dos certificados e distintivos da atividade.

Texto: James Roosevelt (22/AM)
        Foto: Tarciso Xavier (27/AM)

Skip to content