Fundação Escoteira Mundial nomeia nova presidência e diretoria executiva

15 setembro 2021

CEO e Presidente fazem parte da rede global de apoiadores do Movimento, que inclui realeza de vários países

O Conselho da Fundação Escoteira Mundial anunciou na última semana seu novo presidente e CEO. O holandês Mark Knippenberg e Sua Alteza Real, o Príncipe Guillaume de Luxemburgo, foram nomeados como CEO e presidente da fundação, respectivamente, em Estocolmo no dia 02 de setembro. A reunião de nomeação contou com a presença de Sua Majestade, o Rei Carl XVI Gustaf da Suécia, Presidente Honorário da Fundação Escoteira Mundial desde 1977.

Sua Alteza Real, o Príncipe Herdeiro Guillaume, membro do Conselho da Fundação desde 2017, iniciou oficialmente o seu mandato de dois anos no final da 72ª reunião do Conselho, assumindo o cargo de Presidente no lugar de Hector Robledo Cervantes.

O príncipe se juntou aos escoteiros aos oito anos e seguiu os passos de seu avô, o grão-duque Jean, que também era membro da World Baden-Powell Fellowship e um chefe muito querido dos escoteiros de Luxemburgo de 1945 até seu falecimento em 2019, ano em que o Príncipe Guillaume assumiu o papel do Escoteiro Chefe do Escotismo em Luxemburgo.

Já a nomeação do novo CEO ocorreu após um extenso processo de seleção internacional. Dentro da Fundação Escoteira Mundial, Mark foi responsável por inúmeras iniciativas para dinamizar abordagens de arrecadação de fundos, especialmente durante a pandemia do coronavírus. Antes de ingressar na Fundação, Mark dirigiu o Centro Escoteiro Mundial em Kandersteg, expandindo com sucesso o alcance global do centro e inaugurando novas instalações de Kanderlodge. 

A Fundação Escoteira Mundial tem como objetivo o desenvolvimento e fortalecimento do Escotismo Mundial através do fornecimento de apoio financeiro para a Organização Mundial do Movimento Escoteiro e Organizações Escoteiras Nacionais. Dentre os projetos financiados pela Fundação e sua rede global de apoiadores, está o “Transformar para Crescer”, iniciativa dos Escoteiros do Brasil com foco na retomada da vida escoteira presencial no pós-pandemia.

Skip to content