Escoteiros do Brasil realizam grandes eventos online para jovens e adultos no mês de julho - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do Brasil realizam grandes eventos online para jovens e adultos no mês de julho

30 junho 2021

Eventos escoteiros online serão divididos por ramo e são alternativa para crianças e adolescentes durante férias escolares em julho

Durante todo o ano, os Escoteiros do Brasil estão oferecendo aos seus associados inúmeras atividades online e no mês de julho não será diferente. Aproveitando o mês de férias dos jovens e a impossibilidade de estar ao ar livre, organizamos atividades nacionais para todos os ramos e também para os adultos voluntários do Movimento. Os eventos terão um custo simbólico, referente a operacionalização, taxas administrativas e ao kit participante, mas é possível ter gratuidade em inscrições por lote.

A programação é extensa e inicia-se no primeiro final de semana de julho, dias 03 e 04, com a realização da primeira edição do Odisseia: uma aventura para a conquista de especialidades. O evento vai ofertar aos jovens dos ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior, a possibilidade de cumprir itens de algumas especialidades escoteiras com a facilitação de profissionais das respectivas áreas, como astronomia, música, vigilância sanitária, aeronáutica, microbiologia, dentre outros.

No final de semana dos dias 16 a 18 de julho, serão realizados três eventos online simultâneos. Para os mais velhos, dos 14 aos 17 anos, o evento é em comemoração aos 75 Anos do Ramo Sênior no Brasil. Os jovens participantes serão desafiados a entrar no universo da Rosa dos Ventos para desvendar charadas, tarefas e desafios. Será uma madrugada repleta de aventuras, com a cara do Ramo Sênior, e também uma oportunidade de fazer novas amizades com jovens dos quatro cantos do nosso país.

Aos adolescentes, com idade entre 10 e 14 anos, a oportunidade é ainda mais única, pois eles terão a chance de explorar os países que formam o Cone Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Ao desenvolver as atividades sobre a Geografia, Cultura, Linguagem e Comunicação e Escotismo nestes países, os jovens poderão ainda completar itens de progressão referentes a uma das Insígnias de Interesse Especial para o Ramo Escoteiro, a Insígnia do Cone Sul.

A Caçada, destinada aos jovens de 6,5 a 10 anos de idade, terá como pano de fundo o folclore brasileiro, suas lendas, personagens e tradições e tem o objetivo de desvendar o mistério sobre uma pegada desconhecida. Ao seguirem essa pegada para tentar descobrir do que se trata, terão a oportunidade de entrar em contato com a cultura folclórica de nosso país e de desenvolver habilidades em diversas áreas.

Evento para voluntários

Honrando o nosso compromisso com a formação e o desenvolvimento dos adultos do Movimento, os Escoteiros do Brasil prepararam também um evento destinado somente aos voluntários, escotistas e dirigentes. O Voluntariando é uma iniciativa que tem o objetivo de oferecer um espaço de capacitação e intercâmbio de experiências sobre a participação dos adultos escoteiros.

Durante as oficinas serão discutidos temas pertinentes à atuação de adultos que atuam no nível local, regional e nacional, formando assim o maior encontro de adultos do escotismo no Brasil! O evento contará com os seguintes módulos: Cerimônia de Abertura, Entendendo o Método Escoteiro, Central Voluntariando, Andragogia Escoteira, Espaço do Colecionador – Cobras e Encontros e Conversas.

Gratuidade na participação

Os eventos têm custos simbólicos e distribuição de valores conforme especificado nos boletins divulgados. As vagas são limitadas, mas as inscrições ainda estão abertas e devem ser realizadas via Meu Paxtu.

Aos que optarem pelas inscrições por lote, poderão realizá-las somente pelo sistema Paxtu Administrativo e pelo responsável da Unidade Escoteira Local (UEL). A Inscrição por Lote é uma forma de facilitar as inscrições dos membros das UELs, assim como o processo de pagamento, uma vez que todos os procedimentos estão agrupados e simplificados.

Para os eventos: A Caçada, em busca do Rastro Misterioso; Aventura Escoteira Online e Madrugada Sênior será ofertado na condição de inscrição por lote, uma gratuidade a cada cinco inscritos pagantes. Para estes eventos, as inscrições devem ser feitas até dia 08 de julho.

Para saber a programação completa dos eventos, datas de inscrições e valores, acesse os boletins disponíveis nos links abaixo:

Foto: Renato Silveira

Skip to content