Escoteiros do Pará realizam o III Congresso Escoteiro Regional em Marabá/PA - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do Pará realizam o III Congresso Escoteiro Regional em Marabá/PA

20 março 2018

Com o tema “Construindo o Escotismo que queremos”, o III Congresso Escoteiro Regional foi uma oportunidade de conhecer as diferentes realidades de um estado de dimensões continentais como o Pará. Realizado no Campus I, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), na cidade de Marabá/PA, distante mais de 550 quilômetros da capital Belém, o evento contou com a participação de 107 associados, pertencentes aos Grupos Escoteiros: Do Ar Santos Dumont (04º/PA), Nossa Senhora da Conceição (05º/PA), Do Mar Nazaré (06º/PA), Do Mar Nazaré (07º/PA), Leandro Martins do Caeté (15º/PA), Do Mar Sargento Fuzileiro Naval Vaz (19º/PA), Do Mar Almirante Braz de Aguiar (20º/PA), Gilwell Park (22º/PA), Gaviões (25º/PA), Cabanos (26º/PA), Mata Verde (27º/PA), General Figueiredo (28º/PA), Marabá (31º/PA), Pérola do Caeté (33º/PA), Grão Pará (35º/PA), Do Ar Norberto Pedrosa (39º/PA), Jacumã (47º/PA), Dr. Jorge Ramos (48º/PA), Do Ar Aviadores (49º/PA), Sementes do Ananin (50º/PA), Terras do Pará (54º/PA), Aratocan (66º/PA) e Do Mar Caetano da Silva (102º/PA).

No sábado, os associados dividiram-se para participar dos módulos e oficinas disponibilizadas na programação, que iniciaram em salas diferentes com as oficinas dos Ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior, além de uma proposta diferenciada para o Ramo Pioneiro (e, celebração ao Centenário do Ramo). Houve o encontro da equipe regional de formação e convidados, bem como a reunião da modalidade do Ar e Oficina de Condecorações Escoteiras. Após o almoço, foi a vez dos temas Inclusão e Escotismo, APF e Mobilização de Recursos preencherem as salas com diversos associados interessados nos temas. Também aconteceu o III Encontro Regional dos Mensageiros da Paz, que apresentou propostas MOP, passos e a metodologia usada para publicar projetos. Seguindo a programação, houve o Encontro Regional da Equipe de Comunicação, abrindo a oportunidade para novos integrantes, bem como a Oficina de Canções Escoteiras. No mesmo horário, ocorria em outras duas salas, as Oficinas “Paxtu” para Dirigentes e Escotistas respectivamente. Mais tarde, ocorria o Encontro Regional de Jovens Lideres, em que foram traçadas metas e propostas para a Rede no estado, bem como a Reunião do Conselho Consultivo Regional, na qual presidentes e representantes de grupos escoteiros puderam discutir propostas e melhorias para o crescimento do escotismo no Pará. O sábado foi também oportunidade de fazer algumas trocas de lenços e distintivos no IV Encobras Pará. Enquanto todos se arrumavam para a sessão solene, aproximadamente 20 Insígnias da Madeira encontravam-se mais uma vez para Reunião do 1º Grupo de Gilwell.

Durante a noite de sábado, houve a Sessão Solene de Abertura do III Congresso Escoteiro Regional UEB/PA, na qual foi apresentado o Relatório Anual 2017, outorga de Condecoração, transmitidas as Mensagens do Escritório Nacional UEB/PA e apresentação da Identidade visual do Centenário do Escotismo do Pará, que completará 100 anos em junho de 2019. Após o encerramento da Sessão, em clima de confraternização, todos foram convidados a participar de um Jantar Festivo às margens do caudaloso Rio Tocantins.

No domingo pela manhã, iniciou-se a Assembleia Regional Ordinária, que escolheu como cidade sede para o IV Congresso Regional a cidade de Parauapebas/PA e para o V Congresso a cidade de Bragança/PA, além da eleição de delegados titulares e suplentes para representação na Assembleia Escoteira Nacional. Encerrada a programação do Congresso, os associados tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da cidade de Marabá, o quarto mais populoso município do estado do Pará.

Skip to content