Escoteiros do Brasil lançam campanha para resgatar a história do escotismo no Brasil - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do Brasil lançam campanha para resgatar a história do escotismo no Brasil

15 outubro 2019

Com intuito de preservar a memória e a historia do movimento escoteiro no Brasil foi lançada no inicio de outubro, na cidade do Rio de Janeiro a campanha e a exposição alusivas à recuperação da Estátua “O ESCOTEIRO”. Datada de 1923, a escultura foi um presente dos jovens do Chile em retribuição a uma ajuda humanitária mobilizada pelas crianças brasileiras daquela época. A estrutura fazia parte de uma praça que com o passar dos anos foi sofrendo com desgaste natural e a ação dos vândalos e durante anos permaneceu desaparecida logo após seu furto em abril desse ano. A campanha tem como objetivo levantar a quantia de R$ 40 mil reais para o completo restabelecimento da peça.

A estatua foi encontrada envolvida com um pano nas pedras as margens do aterro do Flamengo e a Baía de Guanabara por policiais militares. Imediatamente o Centro Cultural do Movimento Escoteiro se mobilizou no resgate da escultura para promover uma campanha de restauro e proteção a esta peça importante para o movimento escoteiro nacional.
Para restaurar esse importante monumento esta sendo lançada uma campanha de arrecadação de fundos organizada pela “Comissão de Preservação dos Monumentos Escoteiros”, e a equipe multidisciplinar formada pelos membros do Centro Cultural do Movimento Escoteiro, a Região Escoteira do Rio de Janeiro e conta com apoio institucional da Direção Nacional dos Escoteiros do Brasil.

A exposição foi inaugurada na sexta-feira, 05 de outubro e contou as presenças do Presidente Nacional da União dos Escoteiros do Brasil, Rafael Macedo, o coordenador Nacional dos Escoteiros do Mar, Marco Antônio Bortolli, o Conselheiro da Região Interamericana, Rubem Tadeu Perlingeiro, o Almirante de Esquadra, Mauro Cesar Rodrigues Pereira e o diretor de Portos e Costas, Almirante Roberto Gondin.

Todos aqueles que se sensibilizarem com a campanha poderão colaborar adquirindo produtos na loja do CCME pelo site: http://www.ccme.org.br/loja/ .

Também é possível doar na conta bancária aberta especialmente para esta finalidade: Banco Santander, Agencia 0057, C/c 13011344-7, CPNJ nº 31.158.231/0001-51.

Dúvidas podem ser tiradas por meio do e-mail telefone: [email protected] , (21) 2233- 9338.

Skip to content