Escoteiros do Brasil assinam acordo de cooperação com Associação Escoteira do México - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do Brasil assinam acordo de cooperação com Associação Escoteira do México

14 julho 2021

Termo de parceria bilateral entre as organizações, válido desde abril, foi oficialmente assinado na tarde desta segunda-feira (12/07)

Na tarde desta segunda-feira (12/07), os Escoteiros do Brasil firmaram, de forma virtual, um acordo de cooperação internacional com a Associação Escoteira do México (Asociación de Scouts de México, A.C.). O termo, resultado do trabalho da Diretoria Executiva Nacional e da Equipe Nacional de Relações Internacionais, promove a fraternidade mundial e busca realizar o intercâmbio de boas práticas escoteiras entre as duas organizações nacionais.

Segundo Rafael Macedo, presidente dos Escoteiros do Brasil, o acordo permite que a instituição possa realizar a troca de materiais educativos que auxiliarão na formação continuada de jovens e adultos do Movimento Escoteiro: “O convênio busca buscar sempre boas práticas para melhorar o dia a dia dos jovens e dos adultos voluntários, que agora contarão com a união de esforços das instituições para estarmos sempre construindo um escotismo de qualidade, com zelo e atenção que os associados merecem”, pontuou Macedo.

A iniciativa, segundo Lídia Ikuta, Comissária Internacional dos Escoteiros do Brasil, fortalece os laços entre os países da Região Interamericana, principalmente os membros do Cone Sul: “Esse acordo marca uma parceria que vem sendo construída há tempos entre as duas organizações, que tanto se assemelham em seu amor pelo escotismo e pelo seu carisma, internacionalmente reconhecidos. Nosso trabalho segue, sempre focando na construção de uma fraternidade escoteira mundial mais qualificada e solidária”, apontou Lídia.

Carlos Enrique Montoya Key, Presidente da Asociación de Scouts de México, destacou a parceria de longa data que ambas organizações nacionais possuem, mesmo de forma informal, em busca do bom escotismo: “Vemos que os Escoteiros do Brasil são referência em muitas boas práticas e agora vamos juntos somar para continuar construindo o bom escotismo, lapidando nossa gestão institucional, bem como a área de métodos educativos. Essa parceria refletirá no dia a dia dos nossos escoteiros e escoteiras em todas as regiões do país”, disse Carlos.

Participaram da reunião de assinatura do termo de cooperação:

Representando a Associação de Escoteiros do México
Carlos Enrique Montoya Key – Presidente
Pedro Díaz Maya – Chefe Escoteiro Nacional
Diana Jazmin Andrade Castro – Comissária Internacional

Representando os Escoteiros do Brasil
Rafael Macedo – Presidente
Lídia Ikuta – Comissária Internacional
Jonathan Govier – Comissário Internacional Adjunto
Thiago Martins Barbosa Bueno – Gerente Geral
Marcelo de Gregori – Comunicador da Equipe Nacional de Relações Internacionais

Este é o terceiro termo de cooperação assinado nesta gestão da Diretoria Executiva Nacional. Previamente, os Escoteiros do Brasil firmaram acordo com os Escoteiros da Argentina e com a Associação Escoteira do Paraguai.

Foto e texto: Marcelo de Gregori/Escoteiros do Brasil

Skip to content