Escoteiro propõe lei que proíbe o uso de plásticos descartáveis - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiro propõe lei que proíbe o uso de plásticos descartáveis

21 dezembro 2018

Um chefe escoteiro do mar deu um passo importante na luta contra a poluição ambiental causada pelo plástico. O nome dele é Rodrigo Padula de Oliveira, do 7º Grupo Escoteiro do Mar Benevenuto Cellini, do Rio de Janeiro. O escoteiro propôs uma lei para instituir o fim do uso de canudos de plástico, sacolinhas plásticas e também distribuição de produtos com microplástico.

Após ter participado de 4 mutirões de limpeza da praia na Baía de Guanabara e ter visto quase uma tonelada de lixo ser retirada, o chefe escoteiro se viu na necessidade de fazer algo para mudar o cenário. “Vi que não bastam mutirões. Precisamos ir além.”, disse Rodrigo.

“Escrevi a ideia legislativa e submeti ao Senado. A partir daí comecei a fazer a divulgação em mídias especializadas e nas redes sociais.”, completou.

A lei procura abranger todo e qualquer tipo de material descartável no consumo de alimentos e bebidas, também do que Rodrigo considerou como “plásticos invisíveis”, que são: microplásticos de cosméticos, proteção de esfoliantes, pastas e etc.

Com a estratégia de divulgação a sugestão de lei atingiu 24.000 assinaturas em menos de um mês. Hoje ela segue como projeto de lei, PL 263, e já está tramitando no Senado, aguardando o parecer da Comissão de Meio Ambiente para dar seguimento.

É muito importante que todos nós continuemos a apoiar esta causa. Portanto pedimos para que acessem a página do Projeto de Lei e votem à favor, pois quanto mais assinaturas conseguirmos, mais facilmente o projeto virará lei.

Se você também tem uma ideia legal e acha que ela deveria virar lei, saiba que é possível qualquer cidadão brasileiro propor. Para fazer isso é necessário acessar o portal E-Cidadania e levá-la para votação popular. A proposta precisa receber 20 mil assinaturas em até 4 meses, e partir daí é enviada ao Senado como sugestão legislativa, que precisa ser colocada obrigatoriamente na pauta das discussões do Senado. Para ajudar o projeto do Rodrigo, acesse o link do PL 263 e vote SIM.

Sempre Alerta para Servir!

Skip to content