Escoteiros do Brasil disponibilizam novos materiais de apoio institucional para crescimento - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do Brasil disponibilizam novos materiais de apoio institucional para crescimento

20 abril 2022

Materiais têm o objetivo de direcionar as ações de UELs e Regiões Escoteiras na expansão do Movimento Escoteiro 

O crescimento e a expansão do Movimento Escoteiro fazem parte da visão institucional dos Escoteiros do Brasil e das prioridades estratégicas da Organização Mundial do Movimento Escoteiro que busca, até 2023, ser o movimento educacional de jovens de maior relevância no mundo, alcançando mais de 100 milhões de crianças, adolescentes e jovens mundo afora e 200 mil no Brasil. 

Pensando nisso, os Escoteiros do Brasil desenvolveram novos materiais para apoiar o crescimento da instituição, ampliando o alcance do Movimento e oferecendo oportunidades de aprendizagem para cada vez mais jovens brasileiros, através do nosso programa educativo. 

Dentre os novos materiais está a cartilha “Como criar uma Unidade Escoteira Local” que reúne informações básicas para aquelas pessoas que acreditam na juventude e na possibilidade de contribuir para a educação através do Escotismo,  apresentando orientações e diretrizes para a criação de uma Unidade Escoteira Local (UEL), seja ela uma Seção Escoteira Autônoma ou um Grupo Escoteiro. 

Neste contexto, também disponibilizamos um kit de abertura de Unidades Escoteiras Locais, com documentos em word que irão auxiliar na padronização de acordos de trabalho voluntário, estatutos, ata de fundação e termo de convênio para grupo escoteiro patrocinado.  

Além disso, um novo modelo de palestra informativa está disponível para download. O documento “Vamos falar de Escotismo?” traz informações básicas do Movimento Escoteiro, abordando a história do Escotismo, os ideais do fundador, os propósitos da instituição, o Método Escoteiro, entre outros temas relevantes para qualquer pessoa que manifeste interesse em ingressar no Movimento. 

Ainda com relação ao crescimento e expansão dos Escoteiros do Brasil, lançamos em dezembro de 2021 a Cartilha de Boas Práticas para o Grupo Escoteiro Padrinho, que tem como objetivo oferecer um direcionamento às ações de suporte realizadas pelas Unidades Escoteiras Locais na abertura ou apadrinhamento de novas Unidades Escoteiras. 

Confira todos os novos materiais aqui: 

Skip to content