EducAção Escoteira é ferramenta de impacto na vida de milhares de jovens escoteiros e estudantes brasileiros - Escoteiros do Brasil
Área do associado

EducAção Escoteira é ferramenta de impacto na vida de milhares de jovens escoteiros e estudantes brasileiros

26 maio 2022

Através de atividade especial, Escoteiros do Brasil geram visibilidade para o Movimento e transformam realidades de crianças e adolescentes em anos escolares

Durante o mês de maio, escoteiros de todo o Brasil são convidados a participar do EducAção Escoteira, evento que consiste em levar o Grupo Escoteiro ou Seção Escoteira Autônoma para dentro de uma escola, com potencial para alcançarmos mais de 1.200 estabelecimentos de ensino com crianças, adolescentes e jovens que ainda não tiveram contato com o Movimento Escoteiro.

Desde sempre, o Escotismo possui uma sólida experiência em proporcionar atividades educativas de forma divertida, atraente e variada. O formato pensado para o EducAção Escoteira prevê um conjunto de atividades que se utilizam do método escoteiro, de forma a relacioná-lo às Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais, definidas pelo Ministério da Educação. 

Como uma força vibrante e relevante em cada comunidade em que está inserido, o Movimento Escoteiro é pensado para ser instrumento da construção de um futuro que todos almejamos. As ferramentas para alcançar esse objetivo podem ser identificadas em nosso Programa Educativo, que alcança cada jovem, transformando-o em agente de melhorias e cidadão ativo em sua comunidade, de forma a beneficiar a sociedade e formar uma consciência coletiva comprometida com o desenvolvimento sustentável.

Mais do que só uma atividade especial, o EducAção Escoteira é uma ótima maneira de divulgar o Escotismo e as oportunidades de aprendizagem que ele oferece, ampliando o nosso alcance, afinal mais escoteiros, melhores cidadãos. E foi isso que as crianças, adolescentes e jovens da Alcateia Autônoma Noroeste e dos Grupos Escoteiros Bernardo Sayão e Marechal Rondon fizeram ao participar do EducAção Escoteira 2022, no último dia 14 de maio, com a Escola Classe 411 norte, em Brasília – DF. 

O evento só foi possível porque a diretora da escola, Symone Vidal, acolheu a ideia e envolveu toda a equipe pedagógica e comunidade escolar na atividade, que se empenhou em realizar uma boa divulgação para que a maior quantidade de pessoas possível pudesse participar. A Diretora ficou encantada com a atividade e afirmou que foi “uma bela parceria”. Ao todo, mais de 80 alunos e 50 lobinhas, lobinhos, escoteiras e escoteiros participaram ativamente das atividades propostas com entusiasmo e alegria. “Eu fiquei muito feliz em fazer isso!”, afirmou o aluno Raul.

Para garantir máximo aproveitamento do EducAção Escoteira, incentivamos todas as Unidades Escoteiras Locais a participarem dessa atividade que é realizada anualmente em todo o território nacional. O evento, além de ser um projeto de grande impacto social na vida de milhares de jovens estudantes em todo o Brasil, também é capaz de gerar enorme visibilidade e reconhecimento do Escotismo como instituição educacional relevante, razão pela qual esta atividade merece ampla participação e divulgação! 

Foto: Ronaldo Nunes

Skip to content