Doação de sangue e de medula óssea mobiliza jovens em iniciativa dos Escoteiros do Brasil - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Doação de sangue e de medula óssea mobiliza jovens em iniciativa dos Escoteiros do Brasil

15 junho 2021

Ação busca mobilizar, incentivar e conscientizar a comunidade sobre a importância da doação de sangue e de medula óssea

Os Escoteiros do Brasil iniciam hoje (15) um Mutirão Nacional de Doação de Sangue. O evento que já consta no calendário oficial da instituição todos os anos, mobiliza jovens e adultos escoteiros em todo o Brasil para realizarem doações de sangue e o cadastro no REDOME – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente são coletadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, número que representa apenas 1,8% da população brasileira. Em decorrência do baixo número de doadores, grande parte dos Bancos de Sangue do país sofre com os estoques baixos durante quase todo o ano.

Observando essa realidade, os Escoteiros do Brasil promovem todos os anos o Mutirão Nacional de Doação de Sangue e de Cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, em que uma amostra de sangue é coletada e os dados do doador ficam armazenados em um sistema que busca doadores compatíveis.

No ano em que enfrentamos a maior crise de saúde pública do país, em decorrência da COVID-19, a solidariedade de cada um é fundamental para que possamos salvar vidas e passar por este momento. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Agenda 2030 da ONU, organização com a qual os Escoteiros do Brasil estão alinhados.

Quem pode realizar a doação de sangue?

Para realizar a doação de sangue é necessário que os escoteiros atendam a alguns pré-requisitos, como por exemplo:

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de acompanhamento ou consentimento formal dos pais e/ou responsáveis);
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Não estar com febre, gripe, resfriado ou ter tido caso de disenteria recente;
  • Estar alimentado, mas importante: evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes;
  • Ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Cumprindo os requisitos, basta ir até o hemocentro ou unidades de coleta de sangue de sua cidade, portando documento com foto e realizar a entrevista de triagem clínica, em que os profissionais de saúde atestam se você está apto ou não a doar. Neste momento é importante a honestidade ao responder as perguntas, pois este processo ajuda a proteger a pessoa que irá receber o sangue.

Mutirão Nacional de Doação de Sangue

Os escoteiros que desejam participar, podem se inscrever no Mutirão através do Meu Paxtu e deverão realizar a doação dentro de um período de 30 dias, entre os dias 15 de junho e 15 de julho para receberem os certificados. Participe e convide seus amigos e irmãos escoteiros para participar.

Outras informações no boletim do evento.

Skip to content