Confira como foi o 2º Congresso Mundial de Educação Escoteira - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Confira como foi o 2º Congresso Mundial de Educação Escoteira

31 maio 2017

De 12 a 14 de maio, lideranças estiveram reunidas em Kandesrteg, na Suíça para o 2º Congresso Mundial de Educação Escoteira. O evento trouxe a oportunidade de discutir o aspecto educacional do Movimento Escoteiro, propondo uma reflexão sobre onde estamos e onde queremos chegar.

A abertura oficial convidou os participantes a olharem para a frente, mais especificamente para 2023, fazendo uma análise educacional do futuro da sociedade, demografia, tecnologia e tendências, considerando o significado dessas mudanças para os jovens. “A programação do Congresso propiciou realizarmos um olhar para o futuro e como o Movimento Escoteiro atuará em um mundo tão diverso do nosso atual. Se quisermos crescer, e temos metas ousadas para 2023, precisamos estar preparados para as mudanças”, explica Ilka Campos, 2º vice-presidente da Diretoria Executiva Nacional . Além disso, o Secretário-Geral da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, Ahmad Alhendawi, palestrou sobre sua visão geral do mundo de 2023 a 2030.

O segundo dia estimulou reflexões sobre a situação atual. Com o tema “Escotismo em 2017”, os participantes foram desafiados a entender o posicionamento do Escotismo e seu papel enquanto ferramenta educacional reconhecida mundialmente – o debate levantou questões estratégicas de manutenção desse reconhecimento.

“É importante salientar que ‘líder’ não significa apenas o maior, mas também que o Escotismo é relevante, inclusivo e adaptável”, explica Carmen Barreira, nossa Diretora Nacional de Métodos Educativos, que apresentou novas ferramentas aos participantes da oficina E-learning, como, por exemplo, a experiência de Educação a Distância em nossa instituição.

Depois de dois dias de muito aprendizado, o encerramento do evento foi focado em trocar aprendizados e planejar ações efetivas, dentro das organizações, que conduzam aos objetivos propostos no Congresso.

Também estiveram no evento Alessandro Garcia, presidente da Diretoria Executiva Nacional, Marcos Carvalho, Comissário Internacional, o voluntário Tiago Lacerda, o gerente de Métodos Educativos do Escritório Nacional, Luiz Horn, Fernanda Gazola e Thais Queiroz (convidada da coordenação).

Skip to content