Conferência Escoteira Mundial delibera sobre o futuro do Movimento em edição realizada 100% on-line - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Conferência Escoteira Mundial delibera sobre o futuro do Movimento em edição realizada 100% on-line

1 setembro 2021

Dentre as deliberações estão a escolha dos novos membros do Comitê Escoteiro Mundial e também dos países-sede de próximos eventos 

Cerca de 2.300 participantes se reuniram na última semana para realizar a primeira Conferência Escoteira Mundial completamente on-line. Prevista para ocorrer de maneira presencial no Egito, em agosto de 2020, a 42ª Conferência Escoteira Mundial foi adiada devido a pandemia da Covid-19, mas a realização de maneira virtual, inicialmente descartada pelo Comitê Escoteiro Mundial e pela organização do evento, possibilitou um número ainda maior de participantes, fazendo com que esta edição fosse a maior já realizada. 

O evento que acontece a cada três anos é o órgão deliberativo mais importante da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME/WOSM) e permite que 171 Organizações Membros desempenhem um papel ativo na definição das Políticas, Planos e Diretrizes Mundiais comuns ao Movimento Escoteiro em todo o mundo, através de um sistema de votação que foi disponibilizado totalmente on-line. 

O primeiro dia da Conferência, realizada entre 25 e 29 de agosto, foi marcado pela apresentação do relatório do último triênio, bem como os marcos e realizações do Movimento Escoteiro Mundial desde a última conferência, em 2017. Além disso, durante todos os dias, os delegados e observadores puderam participar de inúmeros workshops com instituições parceiras como WWF, em que compartilharam suas experiências e boas práticas em tópicos como igualdade de gênero, resposta à COVID-19, arrecadação de fundos institucionais, desenvolvimento sustentável e muito mais.

O processo decisório da Conferência incluiu inúmeros tópicos que irão moldar o futuro do Escotismo nos próximos anos. Dentre os temas discutidos, estiveram os objetivos do Plano Trienal Mundial, bem como as Resoluções sobre o Engajamento Juvenil e a Evolução da Conferência Escoteira Mundial e Fórum Mundial de Jovens Escoteiros. Reafirmando o compromisso do Movimento Escoteiro com a proteção dos jovens, a Conferência ainda acatou uma emenda à Constituição da OMME/WOSM que fortalece a iniciativa Safe From Harm e os padrões de proteção dos membros.

Durante a Conferência, escoteiros do mundo todo também deram as boas-vindas às Organizações Escoteiras Nacionais que tornaram-se parte da OMME no último triênio. Com a chegada das Ilhas Solomon, Afeganistão e Vietnã, o Movimento Escoteiro está presente agora em 220 países e territórios, somando mais de 57 milhões de membros, o que representa o crescimento e a força do Escotismo mundo afora.

Além de votar para os novos membros do Comitê Escoteiro Mundial, os participantes tiveram a chance de escolher os países-anfitriões de três grandes eventos escoteiros mundiais. As Organizações Membros escolhidas já apresentam uma data prevista de realização do evento, que deve ser incluída no calendário oficial da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, facilitando o planejamento dos participantes. Os países-sede escolhidos para cada evento são:

Para assistir às apresentações dos novos membros do Comitê Escoteiro Mundial e outros destaques da 42ª Conferência Escoteira Mundial, acesse o canal no Youtube da OMME/WOSM ou o site oficial da Conferência. 

Skip to content