Ação de escoteiros de Minas Gerais arrecada alimentos, roupas e água para ajudar vítimas em Brumadinho - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Ação de escoteiros de Minas Gerais arrecada alimentos, roupas e água para ajudar vítimas em Brumadinho

5 fevereiro 2019

O rompimento da barragem na cidade de Brumadinho-MG deixou mais de 200 pessoas desaparecidas e uma desoladora contagem de mais de 100 mortos. A força do rio de detritos e metais misturados à lama varreu o que existia pela frente – casas, prédios públicos, fazendas, estradas. Ainda há muita gente desabrigada, e a reconstrução levará bastante tempo. Neste momento de sofrimento para muitos, a solidariedade da fraternidade escoteira tem feito uma pequena diferença: Grupos Escoteiros de Belo Horizonte e região metropolitana se organizaram para arrecadar doação de água, alimentos e sangue.

A Ação Humanitária foi organizada e coordenada por Marcos Vieira, Cleyton Campos, Giovanni Maia, e teve a parte de comunicação sob responsabilidade de Ricardo Machado, da Rede Nacional de Comunicação. Foram duas frentes de ação: para a arrecadação de alimentos, água potável e roupas, a coleta foi centralizada em grupos da capital mineira – G.E. Parque das Águas (98°/MG), G.E. Coronel Vicente Torres Júnior (107°/MG), G.E. do Ar Padre Eustáquio (7°MG) e G.E. Capela Nova (97°/MG).  Ao final de 24 horas de ação, foram coletados um total de 2.843 litros de água e mais de 200kg de alimentos não perecíveis.

Além de itens consumíveis como água e alimentos, a Ação também envolveu uma campanha para doação de sangue. Na cidade de Itabira foram registrados 100 doadores entre escotistas e voluntários. Outras 36 pessoas também participaram em outras localidades. A ação, à exemplo de outro escoteiro mineiro, demonstra mais uma vez o espírito de ajuda do Movimento Escoteiro – Caio Viana Martins, que faleceu em um acidente de trem no final da década de 1930, auxiliou a salvar outras vítimas do acidente, até que o socorro chegasse. O ato de Caio até hoje é considerado um exemplo a ser seguido.

Skip to content