23 de Abril, o Dia de todos os escoteiros - Escoteiros do Brasil
Área do associado

23 de Abril, o Dia de todos os escoteiros

23 abril 2018

A data de 23 de abril é celebrada mundialmente por cada integrante do Movimento. Pelos acampamentos e sedes de todo o mundo, o dia evoca em escoteiras, escoteiros e adultos voluntários os sentimentos todos, que traduzem, para os praticantes do Escotismo, o que significa ser um escoteiro.

Embora tenha vários nomes distintos, o Dia do Escoteiro é tanto um marco de celebração, como de reflexão e afirmação quanto aos propósitos e valores que o Movimento presenteia a sociedade. A origem histórica da data é, provavelmente, da época do fundador do Escotismo, Robert Baden-Powell. Como inglês e cristão, B-P convivia com as comemorações do dia dedicado ao santo católico Jorge, que ocorriam no dia 23 de abril.

Tradicionalmente, na Inglaterra, há séculos, os adeptos do santo realizam cortejos comemorativos. E pelo santo ser patrono tanto da Inglaterra (terra de B-P) e do Escotismo – o fundador enxergava São Jorge como exemplo a ser seguido -, a data foi adotada também pelo Movimento Escoteiro. A partir daí, por todo o mundo, adeptos do movimento proposto por B-P celebram o dia 23 de abril como uma espécie de aniversário, observando a data e refletindo sobre a Promessa e Lei escoteiras.

Especificamente no Brasil, desde o último dia 15 de janeiro, o Movimento Escoteiro tem motivos a mais para celebrar. Na ocasião, foi promulgada a Lei n° 13.621, de 15 de Janeiro de 2018, que oficializou o Dia Nacional do Escotismo, que coincide com a comemoração mundial. O projeto de lei complementar proposto pelo deputado federal Otavio Leite (PSDB/RJ), aprovado em maio de 2017, visa propagar altruísmo, lealdade, fraternidade, responsabilidade, respeito a si mesmo e disciplina perseverante, valores intrínsecos do Escotismo.

Durante esta semana, convidamos você a fazer parte das celebrações com seu Grupo, e principalmente, a refletir sobre o que significa pertencer ao Movimento Escoteiro. A pensar sobre a importância de vestir o uniforme o lenço, e a se comprometer, por meio da Promessa Escoteira, a transformar a sociedade com nossos atos. Participe das comemorações, e mantenha o espírito escoteiro sempre alerta para servir!

Skip to content