2019 é ano de Jamboree Mundial Escoteiro! Conheça o relato de quem já participou - Escoteiros do Brasil
Área do associado

2019 é ano de Jamboree Mundial Escoteiro! Conheça o relato de quem já participou

21 janeiro 2019

Em julho de 2019, Escoteiros de todo o mundo se reunirão na Virgínia do Oeste, EUA, para o 24° Jamboree Mundial Escoteiro. A edição deste ano é fruto de esforços conjuntos entre as associações escoteiras do Canadá, Estados Unidos e México, e tem como tema: ‘Descobrir um novo Mundo’. Neste espírito de fraternidade, descobertas e compartilhar cultura, irmãos de lenço de vários países se preparam para os 12 dias de evento, com muitas atividades, vida ao ar livre e diversidade global. E o Brasil, é claro, não fica de fora: ainda há mais de 150 vagas para poder participar como membro da equipe de serviço, como escotistas ou jovem.

O 24° Jamboree Mundial Escoteiro acontece entre os dias 22 de julho e 02 de agosto, período de férias para muitos jovens brasileiros. E para muitos, a chance de vivenciar uma experiência tão rica como um encontro mundial, aliado ao período de recesso escolar, resulta no melhor de dois mundos. As jovens Isabelle Ikuno e Laura Nishio, ambas do Grupo Escoteiro Falcão Peregrino (20°/SP), fizeram parte do contingente brasileiro no 23° Jamboree Mundial Escoteiro em 2015, que aconteceu no Japão. Para as duas, o que mais contou foi a experiência diferenciada. “O que mais me motivou a ir a um Jamboree mundial foi saber que teria uma experiência totalmente diferente. Saber que poderia conhecer pessoas do mundo todo, fazer amizades. Ter novas aventuras, desafios e dependendo até superações!”, comenta Isabelle. A amiga Laura conta que sempre sonhou com a participação num evento como este. “Além das atividades que são divertidas, observar as diferentes culturas, principalmente do país anfitrião, ajuda a compreender e respeitar os diversos costumes de vários países, o que é importante para um desenvolvimento pessoal”, explica.

Uma outra história bastante interessante é a de Pedro Abrão, de 18 anos. O jovem da Região Escoteira de São Paulo participou do Jamboree Nacional dos EUA, em 2017, com outros cinco amigos brasileiros, como convidados do evento. Pedro viu de perto a preparação dos norte-americanos para receber tanta gente, e gostou do que viu. “O Jamboree nacional americano serviu de teste para o acampamento que ocorrerá esse ano, e posso afirmar que as atividades do Jamboree Mundial de 2019 serão inesquecíveis. Pudemos aproveitar um pouco do que estará ao alcance de sêniores e guias, desde tiro de arco e flecha até uma corrida aquática”, relata. Pedro, que também esteve no Jamboree Mundial no Japão, explicou que a participação em um Jamboree não é positiva apenas pelas atividades, mas principalmente pelo aspecto cultural. “Uma das coisas que eu mais gostei de fazer foi trocar distintivos e, para isso, eu tinha que me virar na comunicação – o que acabou sendo muito legal, por sinal. Sendo assim, acho que, para minha vida, esse acampamento proporcionou uma experiência que eu não vivenciei em nenhum outro lugar. E a ideia de ir para o Japão foi bem animadora também, pois esse não era um destino que eu imaginava visitar”, completa.

No Jamboree da Suécia, em 2011, mais de 800 brasileiros participaram no contingente brasileiro, e mais de 750 fizeram parte do Jamboree Mundial do Japão. Cerca de 1.500 brasileiros já estão inscritos para participar do Jamboree Mundial nos EUA. O aumento no interesse em participar do principal encontro mundial do Escotismo, em grande parte está no fato de ser realizado em nosso continente e ter uma programação estimulante para se aventurar a ‘Descobrir um novo mundo’, como ressaltou Marcos Carvalho, Comissário Internacional dos Escoteiros do Brasil e Chefe do Contingente Brasileiro para o 24° Jamboree Mundial Escoteiro. “Toda a programação do Jamboree foi pensada e desenvolvida para quem é jovem, e essa é uma das últimas chances de ir ao acampamento ainda como membro juvenil, pois muitos já terão passado da idade na época do próximo acampamento (2023, na Coréia do Sul)”, explica. “E para quem já tem 18 anos ou mais e estará integrando a equipe internacional de serviço, terá atribuições fundamentais para o bom funcionamento do evento, além de atividades e ambientes pensados e desenvolvidos para diversão, aprendizado, fazer amizades e vivenciar a grande Fraternidade Mundial dos Escoteiros”.

Aproveite a disponibilidade de vagas, e vivencie a chance única de participar do maior e principal evento do Escotismo Mundial! A inscrição deve ser feita pelo sistema Paxtu, e maiores informações ou dúvidas podem ser direcionadas para o e-mail [email protected].

Skip to content