1º Treinamento Nacional de Lideranças trará formato inédito de capacitação à instituição - Escoteiros do Brasil
Área do associado

1º Treinamento Nacional de Lideranças trará formato inédito de capacitação à instituição

8 maio 2021
Evento realizado no mês de junho trará temas como inteligência emocional e tem como objetivo a renovação de lideranças entre os jovens voluntários da instituição

O 1º Treinamento Nacional de Lideranças (TNL) será realizado durante todo mês de junho. O evento terá encontros nas manhãs de sábado e é destinado à associados dos Escoteiros do Brasil de 18 a 30 anos de idade que tenham interesse em desenvolver suas habilidades de liderança. O TNL é uma iniciativa da área de Capacitação de Lideranças (Gestão de Adultos) e foi desenhado para ser uma experiência única para seus participantes!

Este evento é o primeiro do gênero a ser ofertado a nível nacional para os Escoteiros do Brasil e traz consigo um formato inédito de capacitação de lideranças, motivado por experiências nacionais e internacionais que nos inspiram dentro e fora do Movimento Escoteiro. O 1º TNL será um ambiente imersivo e inovador para aprender sobre liderança, trabalho em equipe, gestão de projetos, impacto social e desenvolvimento pessoal. Além, é claro, de fazer novos amigos e conhecer Escoteiros de outras regiões do Brasil.

Existe uma necessidade de renovação de lideranças entre os jovens voluntários da instituição, para que essa faixa etária possa ter uma participação nos processos decisórios dos Escoteiros do Brasil com peso qualitativo. O envolvimento juvenil é uma das prioridades estratégicas da Organização Mundial do Movimento Escoteiro e os instrumentos de capacitação para este público devem também ter prioridade tanto na proposta educativa quanto nos processos institucionais.

O programa tem a intenção principal de capacitar novas lideranças para impactar positivamente em suas comunidades através de projetos desenvolvidos dentro do Escotismo. Além disso, busca suprir a necessidade da instituição de ter jovens líderes nos processos decisórios internos e externos dos Escoteiros do Brasil. O evento conta com módulos de capacitações teóricas, atividades práticas, convidados externos e internacionais e desafios surpresas que serão revelados durante o evento para fazer os participantes pensarem fora da caixa! Alguns dos temas abordados no evento serão:

  • O que é ser um líder & Estágios de Desenvolvimento de Equipes
  • Resolução de conflitos & Como lidar com pessoas difíceis
  • Reconhecendo oportunidades & a importância da articulação
  • O papel da educação não-formal na sociedade & Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
  • Gestão de projetos
  • Gestão de tempo
  • Tomada de decisão & Decisões entre dilemas éticos
  • Comunicação Não-Violenta & Comunicação na era digital / Comunicação efetiva
  • Inteligência emocional & Saúde mental
  • Política Nacional de Envolvimento Juvenil & Rede Nacional de Jovens
  • Líderes & Política Nacional de Adultos no Movimento Escoteiro

A identidade visual do TNL traz símbolos que nos remetem às ideias de comunidade e liderança. Pensando nas primeiras lideranças que surgiram no Brasil, decidimos homenagear os povos indígenas, sua cultura e sua diversidade. Os padrões na logo do evento são representações gráficas das quatro maiores etnias indígenas do Brasil atualmente: os Tikuna, os Guarani, os Kaingang e os Macuxi.

Representações-lideranças-indígenas
Representações gráficas das quatro maiores etnias indígenas do Brasil.

Não perca tempo, aproveite a oportunidade! Clique aqui para fazer sua inscrição diretamente no Paxtu e acompanhe os canais oficiais dos Escoteiros do Brasil para mais novidades do 1º TNL.

Ficou com alguma dúvida? Encaminhar um e-mail diretamente para [email protected]

Skip to content