1° Encontro Nacional de Relações Institucionais reúne profissionais e voluntários em Curitiba - Escoteiros do Brasil
Área do associado

1° Encontro Nacional de Relações Institucionais reúne profissionais e voluntários em Curitiba

2 outubro 2018

Entre os dias 29 e 30 de outubro os membros da Rede Nacional de Relações Institucionais e interessados no tema se reuniram na cidade de Curitiba para a primeira reunião nacional do grupo. O 1° Encontro Nacional de Relações Institucionais reuniu oito pessoas de cinco Regiões Escoteiras, profissionais e voluntários que atuam na área.

O primeiro dia do Encontro foi compartilhado com outro evento simultâneo, o 1° Encontro Nacional de Mobilização de Recurso, com a palestra dos advogados do escritório Marins e Souza, sobre o Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor. Ainda pela manhã, Ornella Di Lullo, da Região Escoteira de Santa Catarina, apresentou sobre as Relações Institucionais como estratégia de penetração e reconhecimento social.

Na parte da tarde do primeiro dia, Bárbara Pimpão, do Grupo Marista, apresentou sobre as oportunidades de articulação e captação de recursos, e a participação em Conselhos de Direitos, seminário que também foi em parceria com o Encontro de Mobilização de Recursos. Na sequência, o diretor-adjunto de Relações Institucionais dos Escoteiros do Brasil, Fred Santos, apresentou um panorama da área e sobre as parcerias da organização. Os participantes do Encontro também puderam ouvir de Rodrigo Ramos, coordenador nacional de comunicação, tratar sobre a Comunicação Institucional dos Escoteiros do Brasil, e o suporte para as ações de Relações Institucionais.

O foco do primeiro painel no segundo dia foi a parceria entre Escoteiros do Brasil e ONU Mulheres no projeto Eles Por Elas, apresentado por Aldenize Santos, da Região Escoteira do Sergipe. O Prêmio Escoteiros do Brasil de Educação também foi discutido em conversa com os interessados e membros da Rede de Relações Institucionais. O 1° Encontro Nacional de Relações Institucionais encerrou com Fred Santos dialogando com os participantes sobre a Importância da participação das Regiões, além de levantar necessidades e agenda de trabalho.

Para Fred, o trabalho em rede garante a continuidade do trabalho. “O encontro nos proporcionou a oportunidade de criação ou consolidação das redes de Comunicação, Relações Institucionais e de Mobilização de Recursos, independente de quem esteja à frente do processo. Considero essa parte da tarefa cumprida”, explicou. Os participantes receberam certificado de participação e distintivo do Encontro.

Skip to content