JOTA 2020 - Escoteiros do Brasil
Área do associado

JOTA 2020

Online | 16 outubro 2020 - 18 outubro 2020

Entre os dias 16 a 18 de outubro acontecerá mais um JOTA. O JOTA é um evento anual em que membros do movimento escoteiro e bandeirante de todo o mundo se conectam por meio do radioamador. Os sinais de rádio de ondas curtas levam suas vozes a virtualmente qualquer canto do mundo. É a emoção de ter uma conversa ao vivo com um membro da fraternidade mundial em algum outro lugar do mundo que atrai tantos jovens a este evento. JOTA é um verdadeiro Jamboree durante o qual experiências de Escotismo são trocadas e ideias são compartilhadas.

O uso de técnicas de rádio amador oferece uma dimensão educacional extra a atividade. Muitos agarram a oportunidade de descobrir o mundo das técnicas e eletrônica de rádio sem fio. Milhares de rádios amadores voluntários auxiliam os membros do movimento escoteiro durante o fim de semana do JOTA com seus conhecimentos, equipamentos e entusiasmo.

Busque conhecer as informações do JOTA nos boletins disponíveis.

Durante o fim de semana do JOTA, visite uma estação de rádio amador com sua seção. Este ano por conta do distanciamento social iremos providenciar visitas através de videoconferências. Para chamar no rádio diga: “CQ Jamboree” e poderá estabelecer contato.

Diversas atividades divertidas serão oferecidas, como a captação de imagens através dos sinais de rádio. Mesmo sem um rádio é possível captar os sinais através de sites da internet (WEBSDR), divulgaremos como, através dos boletins. Já se perguntou como é ter que agir imediatamente no meio de uma emergência, como um desastre natural? Aprenderemos um pouco na atividade “O terremoto na Scoutonia: exercício de emergência simulado” e na atividade “Carrossel do descobrimento” vamos oferecer aos participantes uma variedade de oportunidades que permitem vivenciar e explorar o mundo mágico do rádio e da eletrônica.

A estação de rádio amador do Escritório Mundial estará ativa em todas as bandas de ondas curtas e VHF durante todo o fim de semana JOTA com o indicativo 9M4S, diretamente de Kuala Lumpur, Malásia. Os radioamadores que visitaremos (on-line) tentarão contato com esta estação e muitas outras, propiciando a troca de informações e criar laços de amizades com jovens do Brasil e do Mundo.

Através do PAXTU ADMINISTRATIVO cadastrando uma atividade fora de sede do Tipo “JOTA” é possível listar os participantes para emissão do certificado e aquisição do distintivo. Mais informações em breve. 

Para saber como cadastrar o JOTA [acesse o link]

Arquivos Relacionados

Boletim 1 Boletim 2 Boletim 3
-->
Skip to content