Voleibol - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Voleibol

  1. Apresentar a história do voleibol, destacando o voleibol brasileiro e citando seus principais títulos em quadra e na areia.
  2. Escrever uma breve biografia sobre 1 (um) jogador (ou treinador) de voleibol que você considere relevante.
  3. Apresentar as regras básicas do voleibol e adaptá-las para 1 (um) jogo desenvolvido com sua seção.
  4. Apresentar os principais esquemas táticos e destacar sua importância para o sucesso de 1 (um) time em uma partida.
  5. Assistir uma partida de voleibol com o examinador e explicar durante o jogo os nomes e funções das posições dos jogadores em quadra.
  6. Demonstrar, enquanto joga, os fundamentos técnicos essenciais para a prática do voleibol.
  7. Assistir a 1 (um) jogo de voleibol televisionado, fazer anotações, e nos intervalos fazer 1 (um) retrospecto dos melhores lances e assistir a 1 (um) jogo em 1 (um) ginásio, apresentando 1 (um) relatório no término.
  8. Fazer uma visita a 1 (um) ginásio com quadra de voleibol em 1 (um) dia que não haja jogo e conhecer suas dependências.
  9. Explicar as regras de segurança ao assistir a uma partida de voleibol em 1 (um) ginásio, o que deve ser feito para evitar confusões e tumultos, dando sua opinião sobre o que os torcedores devem fazer para promover a paz nos ginásios.
  10. Jogar ou atuar como treinador em 1 (um) jogo de voleibol, sendo capaz de reconhecer os gestos dos árbitros e avaliando sua participação.
  11. Apresentar pelo menos 2 (dois) sistemas de pontuação de campeonatos regionais e nacionais.
  12. Organizar 1 (um) torneio de voleibol, na modalidade de sua preferência, na sua seção ou com outros grupos escoteiros e convidados, com no mínimo 4 (quatro) times, utilizando 1 (um) dos sistemas de pontuação apresentados no item 11.
Níveis da Especialidade
Nível I 4 itens
Nível II 8 itens
Nível III 12 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content