Stand Up Paddle - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Stand Up Paddle

  1. Explicar como surgiu o esporte, como se organiza (associações, federações, outros), as suas modalidades, descrevendo como e onde são realizados os campeonatos de SUP.
  2. Explicar os requisitos de segurança para a prática do esporte, lista os acidentes mais comuns.
  3. Descrever as práticas para manter os equipamentos em boas condições pelo maior tempo possível.
  4. Demonstrar a maneira correta de se posicionar na prancha e remar com o SUP.
  5. Apresentar, fisicamente ou por meio de imagens, todos os modelos de pranchas, equipamentos e acessórios que compõem 1 (um) conjunto de SUP.
  6. Identificar, através de imagens ou presencialmente, os locais propícios para remar com segurança, apontando os riscos existentes nos diversos ambientes.
  7. Participar de uma competição em qualquer modalidade, preferencialmente promovida por uma organização reconhecida no âmbito do esporte ou, se necessário, promover uma competição entre jovens de sua seção ou colegas de prática do SUP.
  8. Praticar regularmente o esporte há mais de 6 (seis) meses ou demonstrar ao examinador a capacidade e resistência necessárias para 1 (um) trajeto de 5 (cinco) quilômetros de remada.
  9. Organizar uma remada para a sua seção ou patrulha, levando em conta todos os aspectos relacionados à qualidade e conservação dos equipamentos e as regras de segurança necessárias.

Versão: Julho/2020
Proponente(s): Julia Klein Nakatani
Avaliador(es): Lucio Ribeiro (Desportista e Instrutor de esportes náuticos )

Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content