Reparos Navais - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Reparos Navais

  1. Participar da limpeza ou da prevenção contra cracas no casco de uma embarcação e saber os malefícios que a tinta envenenada pode causar ao meio ambiente.
  2. Participar do trabalho de reparo e manutenção em uma embarcação de qualquer porte ou de caiaques, pranchas ou peças em fibra de vidro ou, alternativamente, do reparo em uma embarcação de madeira.
  3. Visitar 1 (um) estaleiro, ou o ambiente de trabalho de 1 (um) carpinteiro naval artesanal, e descrever para sua seção as técnicas, instalações, logísticas e materiais usados e outras observações relevantes.
  4. Fazer pequenos concertos em remos, bancadas, mastros, palamentas e utensílios da embarcação que normalmente utiliza.
  5. Descrever os produtos utilizados para realizar o reparo em fibra de vidro, relatando suas origens, usos, equipamentos de segurança para o manuseio, seus riscos de envenenamento e os cuidados necessários para a guarda, mistura e aplicação.
  6. Cotar e relacionar preços dos produtos para a realização de acabamentos em fibra de vidro ou madeira tais como tintas, lixas, massas, poliuretanos, resina e outros apresentando a listagem pesquisada.
  7. Fazer 1 (um) pequeno modelo da estrutura de uma embarcação miúda, demonstrando as principais partes da construção e sua nomenclatura.
  8. Descrever as principais avarias que podem surgir em equipamentos elétricos, hidráulicos e mecânicos em embarcações miúdas e de médio porte.
  9. Participar de 1 (um) curso de reparos em fibra ou do planejamento e construção de uma embarcação em madeira.
Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content