Prevenção em Saúde - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Prevenção em Saúde

  1. Conhecer o calendário de vacinação recomendado pela Secretaria de Saúde de sua região, explicando para que serve cada vacina e a forma de aplicação.
  2. Estar em dia com sua carteira de vacinação.
  3. Apresentar à matilha/patrulha ou seção 1 (um) trabalho sobre 3 (três) doenças que possam ser evitadas pela vacinação, explicando seus sintomas, os agentes infecciosos e os locais onde são mais comumente encontradas.
  4. Conhecer e demonstrar o uso da camisinha (preservativo), explicando sua importância na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.
  5. Participar como voluntário, por 1 (um) período mínimo de 5 (cinco) horas, de uma atividade de âmbito mundial, nacional, estadual ou municipal relacionada à prevenção em saúde.
  6. Explicar a pelo menos duas gestantes as vantagens do aleitamento materno sobre o aleitamento artificial.
  7. Conhecer como se dividem os grupos de alimentos e apresentar exemplos de doenças que podem ser evitadas pelo uso de uma alimentação correta e balanceada.
  8. Ter comparecido pelo menos uma vez, no decorrer dos últimos doze doze meses, a uma consulta com 1 (um) dentista e 1 (um) oftalmologista.
  9. Conhecer como pode ser feita a prevenção do câncer de mama, do câncer do colo uterino e do câncer de próstata por meio da realização periódica de exames.
  10. Demonstrar a utilização do esfigmomanômetro (aparelho de pressão), conhecer os limites normais de pressão arterial e acompanhar 2 (dois) adultos, por 1 (um) período de 2 (dois) meses, com avaliações semanais da pressão arterial.
  11. Preparar e apresentar à seção 1 (um) trabalho sobre as seguintes DST: condiloma acuminado (HPV), herpes genital, sífilis, gonorreia, uretrites não gonocócicas, cancro mole, linfo granuloma venéreo, donovanose e AIDS, em que constem os agentes infecciosos, os sintomas e os meios de prevenção.
  12. Conversar com 1 (um) médico ou com 1 (um) enfermeiro sobre a importância do acompanhamento pré-natal na prevenção de doenças para a mãe e o bebê.
  13. Praticar algum esporte regularmente nos últimos 6 ((seis) meses e explicar a importância da prática desportiva em seu desenvolvimento.
  14. Explicar à matilha/patrulha ou seção o funcionamento dos métodos anticoncepcionais, apresentando vantagens e desvantagens de pelo menos 5 (cinco) deles.
  15. Realizar pesquisa sobre a diferença entre drogas lícitas e ilícitas, apresentando à seção e à população jovem de sua comunidade palestra ou trabalho de divulgação relacionado com os problemas decorrentes do uso de cigarro, álcool, maconha, cocaína, crack e medicamentos.
Níveis da Especialidade
Nível I 5 itens
Nível II 10 itens
Nível III 15 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content