Prevenção ao Alcoolismo - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Prevenção ao Alcoolismo

  1. Definir e diferenciar alcoolista, alcoólatra e dependente do álcool e explicar como agir no caso de lhe ser oferecido bebidas alcoólicas.
  2. Apresentar à sua seção 1 (um) trabalho conceituando o que são bebidas alcoólicas, descrevendo tipos (fermentadas, destiladas, etc.) e teores alcoólicos, relatando os malefícios que o consumo de bebida alcoólica pode causar, bem como alguns sintomas e consequências para quem faz uso dela.
  3. Apresentar a legislação referente a dirigir embriagado, explicando qual a relação entre acidentes de trânsito e o consumo de bebidas alcoólicas.
  4. Descrever o trabalho de alguma instituição que realiza conscientização ao não abuso do uso de bebidas alcoólicas, apresentando 1 (um) relatório.
  5. Participar de 1 (um) curso ou palestra sobre os malefícios do abuso do consumo de bebidas alcoólicas.
  6. Organizar uma visita da sua seção ou grupo a uma instituição de amparo a dependentes do álcool (Alcoólatras Anônimos, Desafio Jovem, etc.), demonstrando que tipos de ajuda terapêutica existem para os dependentes.
Níveis da Especialidade
Nível I 2 itens
Nível II 4 itens
Nível III 6 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content