Prática Desportiva - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Prática Desportiva

  1. Citar, em trabalho escrito, as características das diferentes modalidades de atletismo, incluindo pelo menos duas provas de corrida, duas de salto e duas de arremesso.
  2. Demonstrar em local próprio os fundamentos básicos de duas diferentes provas de corrida, duas de salto e duas de arremesso.
  3. Participar de 3 (três) competições desportivas, em esportes de sua livre escolha, promovidas por entidades oficiais (Confederação, Federação, Liga, órgãos do governo, fundações municipais de desportos etc.).
  4. Apresentar uma palestra ilustrada sobre natação, citando as características das diferentes provas, incluindo técnicas e regras.
  5. Demonstrar em local próprio as características de 1 (um) estilo de natação, incluindo largada, braçadas, respiração e virada.
  6. Formar e orientar tecnicamente, na seção, uma equipe para competir em qualquer esporte, participando, em período de 6 (seis) meses, de pelo menos 6 (seis) jogos contra equipes de faixa etária equivalente.
  7. Organizar uma competição esportiva para jovens do seu Grupo Escoteiro, com 1 (um) mínimo de 4 (quatro) equipes, responsabilizando-se pela obtenção de recursos materiais e humanos, montagem de tabelas, cerimônias de abertura e encerramento etc.
  8. Demonstrar, utilizando recursos adequados, os fundamentos de 2 (dois) esportes coletivos de sua livre escolha.
  9. Atuar como árbitro em uma partida de qualquer esporte coletivo realizado dentro das condições previstas pelas regras oficiais (quadra, bola, uniformes, etc.).
Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content