Ornitologia - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Ornitologia

  1. Especificar os critérios usados para a classificação das aves.
  2. Descrever os procedimentos usados na observação de aves em seu habitat e mostrar o equipamento utilizado.
  3. Apresentar uma coleção de fotografias de pelo menos quinze aves identificadas em áreas visitadas (em atividade escoteira ou não), com o nome vulgar e científico e pelo menos 5 (cinco) dados de classificação ou hábitos.
  4. Construir 1 (um) comedouro para pássaros, cuidar da sua limpeza, manutenção e reposição de alimentos, fazendo 1 (um) relatório com fotos de 1 (um) período de pelo menos 1 (um) mês.
  5. Identificar as principais partes e funções da anatomia das aves (em uma ilustração).
  6. Visitar 1 (um) museu de história natural, ou zoológico, ou organização que trate de aves (treinamento ou recuperação), entrevistando o responsável pelo setor das aves, descrevendo as dificuldades de mantê-las em cativeiro, suas principais doenças e sua recuperação. Apresentar a ave que mais despertou curiosidade e a mais antiga do acervo, identificando suas origens. Apresentar 1 (um) breve relatório com fotos.
  7. Descrever possíveis causas para a extinção, mudança comportamental ou migração de espécies de aves. Descrever os reflexos do comportamento das aves de uma dada região sobre a sociedade humana (na economia, na vida social, na saúde pública, na aviação, etc.).
  8. Identificar uma área de incidência de uma espécie de pássaro, descrevendo o porquê da incidência, seus hábitos, a alimentação preferida e se essa espécie é encontrada em sua região.
  9. Identificar as principais aves habitantes de sua região que estejam em risco de extinção e apresentar uma pesquisa sobre as causas e consequências possíveis desse processo.
  10. Descrever as funções de pelo menos 5 (cinco) diferentes formatos de membros inferiores e/ou bicos de aves.
  11. Identificar pelo menos 5 (cinco) diferentes cantos de aves, em campo ou numa gravação.
  12. Explicar como se processa o voo de uma ave, identificando as funções dos diferentes grupos plumares.
Níveis da Especialidade
Nível I 4 itens
Nível II 8 itens
Nível III 12 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content