Musculação - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Musculação

  1. Explicar os fundamentos da musculação, destacando sua importância e cuidados a serem tomados em sua prática.
  2. Explicar a importância do aquecimento e alongamento nos treinos, exemplificando quais exercícios são importantes antes, durante e depois do treino.
  3. Pesquisar sobre o desenvolvimento dos grupos musculares mais exercitados (ombros, costa, peito, bíceps, tríceps, abdômen, glúteos, coxas e panturrilhas) destacando a composição de suas estruturas.
  4. Apresentar os resultados de uma pesquisa sobre: perigos dos anabolizantes, o mal uso de suplementação alimentar, sobretreinamento, vigorexia e respeito e conduta no ambiente da academia.
  5. Explicar a importância da dieta, da orientação profissional e da qualidade do sono para a prática esportiva e obtenção de resultados.
  6. Demonstrar conhecimento sobre as técnicas de primeiros socorros e como tratar cada lesão comum para minimizar as consequências em caso de acidente.
  7. Levar sua seção ou matilha/patrulha, para acompanhar seu treino ou conhecer uma academia de musculação.
  8. Exemplificar pegadas pronadas, supinadas e neutras em pelo menos 3 (três) exercícios de grupos musculares diferentes, e os benefícios de cada uma.
  9. Pesquisar e relatar quais são os principais objetivos que levam 1 (um) indivíduo à prática da musculação. Entrevistar praticantes com diferentes objetivos, dissertando sobre suas percepções quanto à prática da modalidade.
  10. Praticar atividade física estruturada, pelo menos 3 (três) vezes na semana, e explicar se for o caso como a musculação pode auxiliar nos objetivos da modalidade praticada, fazendo 1 (um) paralelo entre os exercícios e músculos mais usados em ambas modalidades.
  11. Apresentar quais as principais fontes energéticas para o treino de musculação.
  12. Apresentar 1 (um) trabalho audiovisual sobre as principais competições relacionadas ao levantamento de peso da atualidade.
Níveis da Especialidade
Nível I 4 itens
Nível II 8 itens
Nível III 12 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content