Meteorologia - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Meteorologia

  1. Explicar os grandes momentos da origem e da evolução da meteorologia.
  2. Descrever os mecanismos que determinam os diferentes tipos de fenômenos meteorológicos.
  3. Reconhecer as diferentes formações de nuvens e explicar o que significam, definindo o Nível da base e o Nível de precipitação.
  4. Construir 1 (um) pluviômetro, 1 (um) barômetro, 1 (um) anemômetro e uma biruta, como recursos mínimos para formar uma estação meteorológica caseira, explicando sua utilização e como podem contribuir para a previsão do tempo.
  5. Descrever as diferenças entre tempo e clima.
  6. Descrever a simbologia empregada para registrar fenômenos nas cartas meteorológicas.
  7. Manter 1 (um) registro de informações diárias do tempo, durante 1 (um) período mínimo de 1 (um) mês, incluindo temperatura, pressão, umidade, ventos, nuvens e precipitações.
  8. Formular uma estimativa razoavelmente exata do tempo, a partir de observações pessoais, para o dia seguinte a sua observação.
  9. Visitar uma estação meteorológica de 1 (um) aeroporto, instalação da Marinha, cooperativa agrícola, instituto de pesquisa, universidade, etc., pesquisando métodos para estudo e previsão do tempo.
Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content