Lides Campeiras - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Lides Campeiras

Pré-requisitos:

Utilizar o laço com habilidade suficiente para laçar uma rês ou equipamento de treinamento:

Nível 1: Dentro de 1 (um) cercado.

Nível 2: Estando a cavalo.

Nível 3: Em campo aberto e estando a cavalo.

 

  1. Fazer uma apresentação sobre a importância da pecuária em seu Estado e no Brasil.
  2. Montar, encilhar e desencilhar 1 (um) cavalo corretamente, dando a nomenclatura dos arreios, e cavalgar em pelo menos 3 (três) tipos de passos.
  3. Explicar o que é “pecuária intensiva”, “pecuária extensiva” e “pecuária semi-intensiva”, apresentando suas características, benefícios e diferenças de manejo.
  4. Explicar qual é a diferença e quais os benefícios da “doma racional” em relação à “doma tradicional” de equinos.
  5. Ter conhecimentos adquiridos pela prática dos seguintes trabalhos: alimentar, vermifugar, vacinar, aplicar medicamentos, banhar, ordenhar, marcar ou sinalizar animais de 1 (um) rebanho livremente escolhido, de acordo com os costumes da região, com as práticas da pecuária local e com os equipamentos existentes.
  6. Descrever as características e os cuidados que devem ser adotados na criação de 1 (um) rebanho de uma determinada espécie, mencionando as principais raças, os produtos que dele são extraídos, tempo de gestação, produção de filhotes por ano, população de animais por hectare, forma de abate, tempo de vida economicamente útil, preço de venda e custo de produção do rebanho. Mencionar doenças, enfermidades, insetos e parasitas que afetam os rebanhos da região, indicando as medidas corretivas e preventivas adequadas.

 

Comentário Técnico: Algumas fazendas e centros de treinamento oferecem 1 (um) equipamento chamado “boizinho para treino de laço” que pode ser utilizado para realização da especialidade.

 

Níveis da Especialidade
Nível I 2 itens
Nível II 4 itens
Nível III 6 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content